Revista Invulnerável Fragilidade Social em Palmas | Page 4

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEGUNDO A PSICOLOGIA

Os conceitos de criança e adolescência se formaram e foram positivados no final do século passado; também são novos como nossos jovens. Mas será que esses conceitos vagarosos ainda permanecem eficientes quanto as suas definições?

Para a psicologia os conceitos vão além de uma definição rasa, mas sim na sua totalidade do ser. A psicóloga Laurilândia Oliveira da Silva (CRP 23/ 898) foi entrevistada para trazer a epistemologia acerca da Infância e Adolescência por uma perspectiva psicológica.

P: Como a psicologia define a infância e a adolescência? E como isso afeta na idade?

R: É uma fase de desenvolvimento importante para o ser humano, onde se aprende e se constituir como ser humano e inicia a construção de sua subjetividade. Define-se criança de acordo com o Eca a pessoa de 0 a 12 anos, define-se adolescente a pessoa de 12 a 18 anos, existem outras definições para o final da adolescência. Alguns teóricos defendem a importância da fase infantil saudável para a construção de traços de personalidade.

P: A partir de qual idade a criança adquire consciência a respeito da moral e da ética?

R: A partir dos dois anos de idade de acordo com a teoria psicanalista, a criança inicia a internalização de regras e valores morais.

IN

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

SEGUNDO A PSICOLOGIA

04

Por: Thaís Oliveira