gestão
ESG : monitore a pegada ambiental da sua empresa Boas práticas ambientais , sociais e corporativas – trio que forma a sigla , em inglês , ESG – estão ao alcance de todas as organizações , mas dependem de controle , como o que se volta para o impacto sobre o meio ambiente .
Para muitas empresas , sobretudo as de micro e pequeno porte , a área ambiental pode ser o primeiro passo rumo às políticas ESG . Além de concentrar preocupações com mudanças climáticas e outras formas de degradação ecológica , levando grandes companhias já alinhadas ao ESG a ado tarem critérios rígidos de seleção de fornecedores , a questão ambiental também está associada à redução de custos , decorrente do uso consciente dos recursos naturais .
“ Algumas empresas se anteciparam por diretriz de governança e outras vão se adaptando a partir do momento que as grandes companhias estendem suas políticas ambientais aos fornecedores e parceiros de negócios ”, comenta o advogado especializado em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos , Fabricio Soler , que atuou na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ) e da Lei de Saneamento Básico .
De acordo com Soler , uma empresa pode ter uma pegada ambiental positiva relacionada a diferentes questões , como recursos hídricos , consumo de água , balanço da emissão de carbono , florestal , descarte de resíduos , ecoeficiência , entre outros .
A consultora ambiental da Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura
14