capa
relevância é o da indústria antienvelhecimento , “ que só nos Estados Unidos movimenta US $ 7 bilhões ”, diz Camarano . Dos cremes específicos às academias , há um leque amplo de possibilidades .
Os setores que promovem experiências , como turismo , lazer e entretenimento , também se sobressaem na demanda desse público . Gradativamente , as necessidades de consumo acompanham o avançar da idade , chegando aos produtos e serviços voltados aos cuidados e à saúde . Como acontece a qualquer negócio , as oportunidades vão se abrir para as empresas que conseguirem se antecipar às demandas de seus públicos .
Perfil ainda desconhecido
Os 60 + formam um grupo expressivo da sociedade ; no entanto , muitas empresas ainda tropeçam ao tentar entender e atender esse público . O comportamento , as necessidades e desejos dessa faixa etária ainda são , em grande medida , desconhecidos pelas empresas . Uma estratégia de segmentação , que agrupe perfis homogêneos menores com características e demandas semelhantes , facilita a criação de estratégias .
" Recomenda-se estudar detalhadamente esse consumidor a partir dos 50 anos , classificado como pré-idosos , e , subsequentemente , a cada 10 anos , chegando às definições de personas , ou seja , das representações fictícias de clientes ideais ", explica a professora na pós-graduação de Gestão Estratégica de Marketing do Senac EAD , Sheila Cristina Dinelli Ferreira . Dessa forma , é possível obter insights para o desenvolvimento e ajuste de produtos e serviços .
Além dos produtos e serviços relacionados ao envelhecimento ativo , saudável e com qua lidade de vida , esse é um público que reconhece o valor das boas escolhas . A fidelidade às marcas consumidas durante a fase adulta e a valorização de experiências em detrimento de bens de consumo tangíveis também são características desse grupo e que beneficiam as empresas que conseguem atender às expectativas desses consumidores .
Diante do rápido envelhecimento da população , Ferreira orienta que as 6