capa
é buscar aquilo que vai ser baratinho para a gente fazer , mas que vai ter um impacto gigante para o cliente lá no final ”.
Privacidade , ética e vieses
Em meio à transformação que está em curso , as empresas ainda vão enfrentar uma série de desafios na adoção dessa tecnologia . “ Alguns desses desafios incluem garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados gerados ; lidar com questões éticas e vieses nos dados ; estabelecer políticas de propriedade intelectual claras ; con quistar a aceitação e confiança do público ; e tornar os modelos mais interpretáveis ”, pondera Lemes . “ Superar esses desafios requer investimento con tínuo em pesquisa , desenvolvimento e governança adequada da IA generativa , bem como colaborações com especialistas externos e parcerias com instituições acadêmicas ”, aponta .
Uma das grandes preocupações é com a privacidade dos dados . Ao lançar dados para criação de um de terminado conteúdo em uma plataforma , essas informações estarão seguras ? Existem ferramentas que oferecem essa proteção , outras não . Por isso , todos os especialistas advertem que a utilização deve ser cautelosa , sobretudo com relação aos dados pessoais e sensíveis .
Cavalcanti avalia que , no processo de adesão tecnológica , as empresas podem se beneficiar do desenvolvimento de inovações disruptivas , que estão sendo realizadas por meio de sandboxes regulatórios , apropriados para experimentação . Foi o caso do sistema Pix . Fiamozzini acrescenta que um cuidado importante é iniciar por aplicações que tenham etapas de verificação realizadas por processo humano , principalmente antes de disponibilizar uma solução ao cliente final . 7