REVISTA EVOLUÇÃO | Page 32

32

Novembro 2018

ampliar em todas, mas nem todas tem espaço para isso.

"dar oportunidades para ele fazer o curso que seja ele a distância ou presencial."

Além de período integral, o que pretende mudar nas escolas ?

Eu acho, que a gente tem que procurar já do terceiro ciclo, o fundamental médio e o científico, você também tem que fazer coisas, que dão atividades profissionalizantes. Você pode ter muita gente, que tem o terceiro ciclo com atividade especializada em funções, não precisa ser só de faculdades, lógico todos os níveis se tem qualificação. Então acho, que a gente tem, que levar para dentro das escolas noções diferentes, para que aquele jovem, que está lá na vila, saiu do ensino fundamental e quer entrar para o colegial, que nós chamamos antigamente, que ele começa desenvolver outras ideias e vontades, e dar oportunidades para ele fazer o curso que seja ele a distância ou presencial. Exemplo, uma criança de 3 anos, que está no ensino infantil particular ela recebe noção de inglês, hoje o jovem já tem, a necessidade de saber mais de uma língua, além do português, por exemplo o inglês, acho que vai precisar de mais uma língua o espanhol, porque se você estiver uma pessoa conhecedora das línguas, você aproveita o máximo do que tem na internet, com uma visão totalmente diferente, e uma coisa que estou querendo fazer é implantar nos cmeis de Telêmaco Borba, a iniciação do inglês para as crianças a partir dos 3 anos de idade, outra coisa importante que nós estamos querendo fazer é preparar as nossas professoras, para elas ficarem atentas por algum distúrbio de conduta de uma e outra criança, que possa denotar um abuso sexual, mas me falam a mais isso não vai adiantar nada, ao longo do tempo vai adiantar sim, a gente não consegue resolver as coisas de uma hora para outra, a gente tem que plantar hoje para colher amanhã isso é uma das coisa que pretendemos fazer.

preparar as nossas professoras, para elas ficarem atentas por algum distúrbio de conduta de uma e outra criança, que possa denotar um abuso sexual, mas me falam a mais isso não vai adiantar nada, ao longo do tempo vai adiantar sim, a gente não consegue resolver as coisas de uma hora para outra, a gente tem que plantar hoje para colher amanhã isso é uma das coisa que pretendemos fazer.

"Então a Apae é uma entidade da sociedade, que o poder público tem obrigação de estar junto."

E sobre a Apae o que o senhor está fazendo para melhorar o ensino e qualidade ?

A Apae é uma entidade, que faz com que a gente tenha uma dedicação plena, nós temos lá na Apae, por exemplo, funcionários nossos cedidos a Apae, nós também fazemos investimentos na Apae como reformas e, por exemplo, essa nota paraná, que a pessoa faz a compra, sem por o CPF e entrega para uma entidade, a entidade recebe. Para ter uma idéia, a quantidade da nota paraná, que a entidade Apae pega e vai atrás, dá um rendimento de cerca de 13 á 15 mil reais por mês para Apae. Nós fornecemos uma série de coisas para Apae. Dentro da Apae tem diferentes níveis de comprometimento intelectual, tem uns que são mais educáveis, tem uns que não, então a gente tem que ver, dentro disso dar a proteção para essas crianças, para que todos os jovens quanto chegar a adulto ter uma vida melhor. Então a Apae é uma entidade da sociedade, que o poder público tem obrigação de estar junto. Nós fornecemos professores e uma série de coisas que mantemos na Apae.

Nossa Cidade

-Entrevista