revista ESTETICA | Page 9

Exercicios Fisicos – fortalecimento de ossos e coluna cervical

Com a idade vamos tendo um desgaste da massa óssea, principalmente para as mulheres com a chegada da menopausa!

Se você é uma pessoa que não pratica exercício físico, saiba que, com o envelhecimento, o desgaste da massa óssea é inevitável e o sedentarismo é um fator que pode acelerar esse processo. Por isso, é muito importante tentar manter a energia e vitalidade da fase infantil até a vida adulta, principalmente praticando exercícios físicos! Ossos e Músculos trabalham juntos para que haja o movimento do corpo.

Os exercícios são fundamentais para que essa reserva da massa óssea seja eficiente e a perda seja menor ou mais lenta com o avanço da idade. Eles estimulam as células que formam o osso a trabalhar e fazer a reserva e garantem uma formação óssea maior pra quem já tem mais idade.Incluir atividade física moderada diária é tão importante quanto ter uma alimentação equilibrada e rica em cálcio.

Existem muitas opções de exercícios físicos e cada um tem suas vantagens e oferece um benefício diferente! E para qualquer atividade, esforço, algo que vá mexer com o seu organismo, com sua estrutura, devemos procurar o médico para que ele nos libere para fazermos. E também procurar a orientação do profissional da área para te ajudar (prof. Educação física, fisioterapeuta, quiropraxia...).

9

Os exercícios que mais reduzem a perda da massa óssea são: a caminhada, pois o toque do pé no chão auxilia na formação óssea; exercícios aeróbicos, como a bicicleta e o transport; e, finalmente, a musculação, porque o fortalecimento muscular faz com que os ossos sejam estimulados pela tensão que recebem dos músculos!

Cristiane Duarte, Rio de Janeiro RJ, Brasil