revista ESTETICA | Page 10

Coluna cervical

Composta por 33 vértebras e quatro curvaturas – a lombar, a cervical, a torácica e a pélvica – a coluna é responsável por oferecer sustentação aos membros do corpo humano e deixar a cabeça suspensa. Suas vértebras ainda se alternam com discos intervertebrais, fornecendo mobilidade ao tronco.

Portanto, podemos dizer que se trata de uma estrutura bastante importante para o nosso corpo, não é mesmo? Daí, a importância em cuidar bem da região. E uma forma de fazer isso é incluir exercícios para fortalecer a coluna, que também contribuem para o alívio de dores na área e correção da postura, em suas sessões de treinamento.

E muitas das vezes deixamos essa parte do nosso corpo de lado, sentamos de qualquer maneira, mochilas e bolsas pesadas, durante anos usando, vai criando uma curvatura tanto para direita como esquerda e dores vem aumentando fazendo com que possa aparecer a doença que conhecemos como escoliose, mais se isso acontece com você, ainda temos possibilidade de reverter com exercícios físicos corretos, no geral (Natação, ioga, pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, musculação valem por remédio), tais atividades fazem é ajudar a evitar uma piora da escoliose.

Nosso corpo está em constante movimento, em constantes mudanças, precisamos mudar a nossa mente, se passamos a vida inteira sendo sedentários, precisamos reverter isso mais rápido possível para que tenhamos uma velhice saudável, com ossos e músculos saudáveis. Eu mudei já tem três anos e não me arrependo, tinha muitas dores na lombar, joelho e hoje me sinto muito melhor do que quando tinha 30 anos!

Cristiane Duarte, 38 anos - Estudante de estética

10