Revista ESFA 15ª Edição - ESFA É NOTÍCIA | Page 93

CORDIALIDADE- Tratar as pessoas com cordialidade é ser gen l, solícito e simpá co, é demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Logo, pode ser com o“ bom dia” com que saudamos o des natário de nossa mensagem de e-mail, com o ato de segurar a porta do elevador para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que o colega deixou cair. Dizer“ obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor, mesmo sem saber seu nome … A cordialidade desinteressada, que oferecemos por inicia va própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.
ÉTICA- Ser é co é ter a tudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empá cos e asser vos, mas, se não nos conduzirmos pela é ca, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.
Essas reflexões foram de extrema importância para refle rmos sobre as nossas relações pessoais e compromissos assumidos dentro de uma grande comunidade educa va formada pela ESFA. Tudo em prol de relacionamentos da“ Paz e do Bem” em nossa ins tuição.
Bibliografia CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. São Paulo, MAKRON BOOKS, 1993.

92