Revista ESFA 15ª Edição - ESFA É NOTÍCIA | Page 22

Vovô Gagá: uma história para se encantar. a a

Prof. Esp. Alexandra de Armas Trecha os
Língua Portuguesa – 5 anos
A par r da leitura do livro“ Vovô Gagá”, realizada nas aulas de Português, foi possível trabalhar com os alunos a questão do respeito e o cuidado que devemos ter com os idosos. As reflexões, trocas e associações com fatos co dianos vivenciadas pelos alunos e seus avós, oportunizaram um aprendizado significa vo e posi vo no desenvolvimento desse trabalho. Paciência e carinho foram mencionados constantemente nos diálogos que marcaram essa leitura.
No decorrer do projeto, foram realizados cenários através de maquetes e de pinturas em telas, ilustrando cada capítulo do livro e formando a sequência da história. O entusiasmo e o interesse nortearam esse projeto que culminou com a exposição dos trabalhos na Mostra Literária, envolvendo toda a comunidade escolar.

Sim, temos muitos mo vos para ler!

No dia 6 de Abril, quarta-feira, os alunos da ESFA veram o privilégio de par cipar de uma diver da apresentação do projeto“ Aventura das Letras”, desenvolvido por educadores em parceria com a Revista Nosso Amiguinho. O projeto foi criado para incen var as crianças a descobrir o prazer da leitura. As ações que fizeram parte da palestra foram mul disciplinares e mostraram que ler é importante e, ao mesmo tempo, diver do!
Prof ª. Helen Castro Santana Fundamental I e II- Arte
Durante a apresentação, foram apontadas diversas ações realizadas diariamente pelas crianças e o quanto essas a vidades podem afastá-las da diver da aventura de ler. De forma lúdica e engraçada, com a par cipação dos alunos, o projeto foi exibido. A par cipação das turmas foi muito animada, pois todos queriam opinar e contribuir com ideias para fazerem a leitura se tornar um hábito na vida. Dentre os bene cios apontados pelas crianças, destacaram-se os seguintes:
· Fortalece a imaginação;
· Aumenta o número de palavras do vocabulário;
· Ajuda a escrever as palavras corretamente;
· Leva a gente a conhecer lugares que nunca na vida visitamos pessoalmente.
Ao final dessa mostra, as crianças par ciparam de um " QUIZ ", revendo algumas informações da palestra. Eles também ganharam brindes como agradecimento pela contribuição e par cipação.

21