CONCÓRDIA:
Conhecer, Compreender e Aplicar
No dia 19 de julho deste ano, realizou-se uma palestra com o Engenheiro e Diretor de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Concórdia Jaime Savoldi, para as segundas séries do Ensino Médio Inovador- EMI da EEB Vidal Ramos Júnior.
O engenheiro explicou sobre as diretrizes gerais do Plano Diretor de nosso município esclarecendo a aplicabilidade do plano em uma cidade que é“ cortada” por um rio e que teve seu desenvolvimento em seus entornos. Pontos positivos e negativos referente à visita realizada nos bairros de nossa cidade.
A palestra objetivou também informar sobre o Plano Diretor Municipal. O Plano Diretor é o instrumento básico para as políticas públicas de desenvolvimento e de expansão urbana e rural, definindo a função de cada propriedade, delimitando as construções e fiscalizando as áreas utilizadas, assegurando as melhorias adequadas a cada terreno melhorando as condições de vida da população residente em Concórdia.
Acredita-se que se o Plano Diretor tivesse sido implantado de forma correta desde o início do
processo de colonização e durante todo o crescimento da cidade, hoje não haveria tantos problemas estruturais.
Com certeza, nossa cidade seria melhor de se habitar, pois estaria dentro das normas, teríamos um rio com água limpa, mata ciliar, fluidez no trânsito, áreas verdes, problemas de enchentes seriam evitados, entre outros.
O palestrante ressaltou como a cidade de Concórdia foi no passado e como é atualmente. Algumas construções irregulares como prédios com alicerces no leito, estreitamento do canal e até construções que estão feitas em cima do rio, refletem consequências de enchentes nos dias de hoje. Outro exemplo de irregularidade é o que ocorreu na Vila União, os moradores invadiram o morro, por vários motivos, e lá se fixaram impedindo a construção de ruas. A prefeitura construiu escadarias em todas as direções para que a população pudesse circular. O problema é que esqueceram de construir uma rede de esgoto e o mesmo corre a céu aberto por baixo das escadas.
Jaime Savoldi explicou quais são os critérios para se construir moradias, prédios comerciais, calçadas que devem apresentar acessibilidade a todos os portadores de deficiências. Onde se deve construir uma indústria e por que cada setor de zoneamento é diferente. Cada construção é diferente, dependendo em que bairro você está residindo ou onde irá construir sua indústria.
Antes de tudo deve-se fazer uma visita de orientação a secretaria de Urbanismo e Obras para ver se tudo está adequado a seus planos de construção caso contrário, terá que buscar adequar-se a realidade do local escolhido. Exemplo: se você possuir um lote margeado pelo rio, as casas devem ter 15 metros de distância do mesmo e 4 metros de distância da calçada.
Com esta palestra, percebemos o quão importante é o Plano Diretor para o município onde vivemos, pois ele visa a modernidade da cidade e o bem-estar dos moradores. Mas para que ocorra da forma planejada deve sempre ter o auxílio e colaboração dos moradores, bem como dos órgãos públicos que precisam conhecer e fiscalizar a legislação vigente.
18 Revista Segunda + EMI | Ensino Médio Inovador | EEB Vidal Ramos Júnior | Ed. 2015