CONCÓRDIA:
DIVERSIDADES CULTURAIS
O Brasil apresenta uma grande diversidade cultural com seus costumes e tradições, relacionados as diversas etnias que o compõe: indígenas, africanos, portugueses, alemães, italianos, japoneses, poloneses e outros, que contribuíram para a cultura do nosso povo, demonstrados na culinária, dança, religião, folclore, artes, entre outros, assim diversificando as culturas que são passadas de geração em geração.
Na culinária o Brasil apresenta grandes diversidades em cada região, onde muitas receitas são ingredientes indígenas, que sofreram alterações pelos escravos e portugueses. Um prato típico do país é a feijoada, no sul é o famoso churrasco e o chimarrão. No nordeste é acarajé, vatapá e molho de pimenta, no norte o uso da mandioca e peixes, no sudeste feijão tropeiro e angu.
No Brasil é comum diversidades de danças e festas, resultado da contribuição da cultural dos diversos grupos étnicos que nos colonizaram, as mais festejadas são: carnaval, comemorações religiosas, festas juninas, kerbfest,, eventos típicos italianos, capoeira e frevo, sendo que cada região as reproduz de maneiras diferentes.
A ocupação do Oeste Catarinense se efetivou com a presença de colonizadores italianos e alemães pois já havia a presença de remanescentes indígenas e africanos. A colonização do nosso município de Concórdia esteve atrelada a atividades econômicas agropecuaristas, influenciadas pela empresa SADIA,, atual BRF, sendo ela responsável pela geração de emprego para muitas pessoas e até hoje é uma das maiores empresas do mundo. O crescimento de nossa cidade se deu as margens do Rio Dos Queimados, que deve seu nome a uma pratica referente a Guerra do Contestado. Diz a lenda que quando soldados queriam dar fim as pessoas, ateavam fogo e jogavam os corpos no rio. O nome da cidade tem origem num acordo de paz estabelecido entre os fugitivos da Guerra do Contestado e a empresa Brazil Development Colonization, responsável pela construção da Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande do Sul. Sendo considerada até hoje a capital do trabalho.
A cidade tem diversos pontos turísticos, são eles:
• Museu histórico Hermano Zanoni: Tendo seus acervos antigos com várias etapas de evolução de Concórdia envolvendo a colonização e emancipação.
• Memorial Atílio Fontana: Instalada na antiga residência do fundador da Sadia, o qual sedia
exposição artísticas, históricas e culturais, músicas, eventos educacionais, entre outros.
• CTG Fronteira da Querência: Centro de tradições gaúchas com eventos típicos e nacionalistas.
• Parque Fritz Plaumann: Trilhas ecológicas abertas ao público.
• Caminho da Roça: Trilhas ecológicas abertas ao público e produtos da agricultura familiar.
• Ponte do Rio Uruguai: Localizada na divisa entre SC e RS, na Br 153 que oferece uma vista de paisagens privilegiadas da região.
• Igreja de Pinheiro Preto: relocada da área inundada pela barragem da Usina Hidrelétrica de Itá e erguida de forma original no Bairro dos Industriários – Concórdia.
Assim, Concórdia vem formando sua cultura, aberta a novas etnias, como haitiana, indiana, africana, dentre outras. Desta forma, todas essas culturas provocam uma nova fase política, econômica e cultural, formando outra face para nossa cidade hoje e no futuro.
EMIVIDAL
ENSINO MÉDIO INOVADOR
Revista Segunda + EMI | Ensino Médio Inovador | EEB Vidal Ramos Júnior | Ed. 2015 17