CONSIDERAÇÕES FINAIS
nova, o que explica a dificuldade terminológica): é responsável pela organização pedagógica dos conteudos e por sua adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção de materiais; sua função é assegurar a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais de curso, e sua tarefa mais difícil é assegurar a integração das equipes pedagógicas e técnicas;
• Professor“ recurso”: assegura uma espécie de“ balcão” de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplna ou a questões relativas à organização dos estudos ou às avaliações(...);
• Monitor: muito importante em certos tipos especificos de EaD, especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo(...). O monitor coordena e orienta essa exploração. Sua função relaciona-se menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com os estudos e mais com a capacidade de liderança, sendo em geral uma pessoa da comunidade, formada para essa função, de caráter mais social do que pedagógico.( BELLONI, 2012, p. 89 – 90).
Podemos perceber a riqueza e responsabilidade empregadas ao docente superior quando este leciona na educação a distância. Sua organização didática perpassa por desdobramentos que o tornam um profissional multifacetado, que exigirão dele organização, dedicação e formação continuada.
Contudo, Moran( 2003) nos faz um alerta, que este ideal de educação frente as mudanças tecnologicas esbarram em alguns aspectos que devem ser contemplados em prol de um ensino de qualidade. O autor defende, portanto uma organização educativa que seja inovadora, aberta, dinâmica com um projeto pedagógico coerente e infra-estrutura adequada e atulizada. Além disso, Moran( 2003) aponta para a necessidade da valorização do profissional docente, que precisa ser bem remunerado e motivado. Ressalta ainda a necessidade de alunos motivados, preparados intelectualmente e emocionalmente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da produção deste artigo, conseguimos ter um panorama claro e detalhado acerca da evolução histórica e estatística da educação a distância no Brasil. Percebemos seu crescimento mais acentuado, a partir de 2005, cujo marco referencial da época foi à criação das UAB – Universidade Aberta do Brasil, que possibilitou a ampliação de oferta de cursos e vagas nesta modalidade de ensino.( MILL, 2012).
Além disso, verificamos que a proposta de educação a distância, presente e defendida em
ABRIL | 2017
85