e eficiente a instituição educacional, garantindo uma gestão eficiente e eficaz, capaz de unir esforços comuns na busca de atingir os objetivos propostos.
Esses conhecimentos possibilitam ao administrador escolar o domínio de três características que favorecem a obtenção dos resultados almejados, sendo elas: simplicidade nos procedimentos, para não confundir os integrantes; objetividade na comunicação, para evitar perda de tempo e imprimir rumos às ações; transparência nas decisões, para merecer a confiança de todos.
O administrador escolar deve reunir em seu perfil profissional características que lhe possibilitem compreender os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração entre sociedade cível organizada e organizações políticas e sociais, estabelecendo relações de cooperação que favoreçam a aprendizagem recíproca. Dentre as habilidades e capacidades que o administrador escolar deve buscar desenvolver e colocar em prática no ambiente escolar pode-se citar:
• Observar, pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar de forma a aprimorálo conscientemente.
• Compreender os princípios e diretrizes da administração pública e incorpora-los à prática gestora no cotidiano da administração escolar.
• Acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem com vistas à melhoria do desempenho da escola.
• Cuidar para que as ações de formação continuada se traduzam efetivamente em contribuição ao enriquecimento da prática pedagógica em sala de aula.
• Reconhecer a importância das ações de formação continuada para o aprimoramento dos profissionais que atuam na escola, criando espaços que favoreçam o desenvolvimento das ações.
• Articular e executar as políticas educacionais, na qualidade de líder mediador entre essas políticas e a proposta pedagógica da escola construída no coletivo da comunidade escolar.
• Valorizar a gestão participativa como forma de fortalecimento institucional e de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.
• Propor e planejar ações que, voltadas para o contexto sócio-econômico e cultural do entorno escolar, incorporem as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola.
Conforme Francisco Filho( 2006, p. 59),“ é preciso estudar a Administração Escolar inserida no contexto das demais teorias, dentro de uma visão holística do conhecimento, enfocando o processo histórico como um todo, de maneira dialética”.
Entretanto, é necessário
ABRIL | 2017
545