invasão, sucessão, dominância e outros- diferentes formas que adquire a competição por espaço, recursos, controle político- e que delimitam as „ áreas naturais”, produzindo as diferentes „ zonas” concêntricas da cidade. Aqui, comunidade é entendida como o resultado de relações simbióticas, ao passo que sociedade depende da comunicação entre seus membros que compartilham atitudes, sentimentos, ideias comuns.”( MAGNANI, 1996, p. 7).
Para que os indivíduos tenham boa inserção ao meio
e ao padrão mínimo necessário de atributos que o garantirão direito e permanência entre os outros grupos é preciso também que as condições de moradia e educação se façam, por sua vez presentes. Os olhos que a sociedade lança aos seus membros, que em certos casos são rotuladores e excludentes na medida em que a condição de vida vai ficando cada vez mais distante do padrão mínimo aceito – que inclui entre outras coisas, acesso a alguns bens de consumo, educação de qualidade ou a um bom emprego.
Os espaços mais comuns de distribuição dos desvalidos serão denominados favela – muitas vezes nome que será substituído por comunidade. A dificuldade de integração desse modelo marginal de urbanização engloba fatores que legitimam perante a sociedade esse estigma – a questão do tráfico de drogas é um problema que grita em meio ao corpo social. Os meios de lazer são em grande parte fracassados.
Praça Pública, situada no Jardim Camargo Novo, Zona Leste de São Paulo.( pessoal, 2014)
48 ABRIL | 2017