Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 201

modo pode-se concluir que o estudo do conceito da semântica, deve ser visto como o agente fundamental do ensino da gramática, para depois envolver-se as outras divisões gramaticais. Além disso, a base do sentido deve ser construída primeiro, para alcançar a inferência textual e objetivos da leitura.
Palavras-chave: Semântica; Inferência textual; Desenvolvimento do indivíduo
INTRODUÇÃO
Atualmente o ensino de Língua Portuguesa, busca a cada dia desenvolver suas metodologias e práticas para obter bons resultados no ensino / aprendizagem. E desde muito tempo a língua e sua significação vem tomando espaço e através dos anos, gradativamente, tenta mudar o seu foco. Assim, as aulas, que por muito tempo se baseavam no ensino da gramática normativa, vista como a única forma de adquirir os conhecimentos de língua materna perfeita, vêm sofrendo significativas mudanças tanto na sua forma, quanto sua metodologia. Mas ainda há que se pensar em formas de ensino que dê prioridade a gramática de forma contextualizada.
Certamente, as novas propostas de ensino de acordo com os PCNs( Parâmetros Curriculares Nacionais), tem como base de sustentação o ensino de Língua Portuguesa de modo que leve o aluno a ser reflexivo e crítico. Mas por outro lado, nota-se os despreparos dos professores quanto aos requisitos dos PCNs. Nota-se isso, pelo fato dos professores terem dificuldades com as possíveis inferências textuais, já que em sua época de ensino fundamental e médio, a questão semântica não foi desenvolvida.
Desse modo, o presente trabalho entende que o ensino de Língua Portuguesa deve se fixar a partir do que é relevante, quando diz respeito a gramática, está por sua vez, não deve ser ensinada suas divisões morfológicas e sintáticas, mais sim primeiro a semântica. Pois é ela que será o guia para o indivíduo desenvolver-se cognitivamente seu aprendizado em significação textual e o ato de inferir. Contudo, não é o objetivo do trabalho desprezar o ensino gramatical por completo, mais demonstrar que o aluno só passa a desenvolver seu censo crítico, quando passa a interpretar os significados do texto.
De acordo com as obras pesquisadas e com o ensino de Língua Portuguesa atualmente, deve-se considerar que o principal foco para se chegar a inferência textual é pelo o ensino da semântica. Pode-se dizer que o sentido do texto é de suma importância para qualquer indivíduo,
ABRIL | 2017
201