Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 198

CONSIDERAÇÕES FINAIS
arte cênica dança música e artes visuais em sala de aula. A arte também tem um papel importante durante o processo de alfabetização, principalmente o desenho, presente no cotidiano das crianças desde os primeiros anos de vida. De acordo com a neurocientista e antropóloga, Elvira Souza Lima( 2014), em entrevista para o portal Educar para Crescer, a escrita nada mais é do que desenhar letras e juntá-las em palavras para criar significados.“ Uma criança que desenha por 15 minutos todos os dias chega às letras naturalmente, já que o movimento para fazer uma letra de mão( letra cursiva) ou de forma( letra bastão) vem do desenho”, afirma a especialista.
[...] Que as crianças não precisam parar de desenhar para aprender a escrever. As duas atividades podem continuar lado a lado, assim, para desenvolver os movimentos que ajudam na escrita, a melhor escolha é o desenho livre. Ligar pontos, preencher ou colorir desenhos prontos é divertido e pode fazer parte das brincadeiras das

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizar esse estudo podemos concluir que por intermédio da arte, o ser humano, expressa seus pensamentos, suas emoções, sua visão do mundo. A arte responsável pelo desenvolvimento social e cognitivo da criança, contribui no cotidiano escolar para construção de conhecimentos significativos, no qual oportuniza a criança o domínio das diversas linguagens.
O ensino da arte proporciona a criticidade, estimula o desenvolvimento da criança e interage de forma lúdica e espontânea no cotidiano escolar ou no ambiente familiar. Através do ensino com arte, a criança desenvolve o prazer em aprender e a desenvolver seu cognitivo através do olhar observador. Portanto, o processo de aprendizagem faz parte do ser humano e a criatividade faz com que esse processo se desenvolva de forma lúdica na arte. Precisamos cultivar e manter esse processo ativo e estimular a criatividade, a observação e o senso crítico para que as crianças possam ter um olhar amplo e uma visão complexa do mundo que as rodeia.
O professor possui o importante papel de mediador para que a arte se concretize, sendo assim, se faz necessário que o mesmo tome consciência da importância de seu trabalho em sala de aula, o docente deve buscar desenvolver mecanismos para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. O cotidiano do professor de arte em sala de aula sofre grande transformação com essa nova situação do ensino e ele têm em suas mãos a responsabilidade e o desafio tornar este processo realmente
198 ABRIL | 2017