TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS DESDE O BERÇARIO
e culturais que traz de seus antepassados, e no convívio com amigos e outras pessoas ela perceberá a diversidade étnico-cultural brasileira que permeia nossa sociedade.
Apresenta-se como objetivo geral enfatizar a importância da ação pedagógica eficaz quanto a valorização da diversidade étnico cultural desde a Educação Infantil.
Tem-se como objetivos específicos:
• Apresentar e analisar atividades práticas em sala de aula que favoreça a diversidade.
• Ressaltar a importância do trabalho do professor quanto à valorização da diversidade étnico cultural.
A escolha do tema justifica-se ao fato de que tratar da valorização da história e cultura das diferentes etnias faz-se necessária desde cedo, uma vez que é na escola que muitos valores são criados e reforçados.
TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS DESDE O BERÇARIO
O trabalho com a diversidade na Educação Infantil torna-se essencial para a construção da identidade do aluno. A escola como um espaço de formação e socialização apresentase como um lugar central para a realização de uma intervenção positiva para a superação de preconceito, discriminação e racismo.
O primeiro passo a ser tomado durante o processo educativo para a valorização da diversidade é a aceitação da diferença. A escola deve ser coerente com a realidade presente, repensando práticas, valores e conteúdos que contemplem a realidade social, cultural e étnica tão diversificada. É primordial a construção de práticas pedagógicas que apresente a riqueza das identidades e da diversidade cultural presentes na sociedade.( GOMES, 2006)
A promulgação das Leis 10.639 / 03 e 11.645 / 08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África, dos africanos e indígenas no currículo escolar do ensino fundamental e médio, indicam a importância e a necessidade da realização de prática de valorização da diversidade. De acordo com a Resolução n º 1 / 2004:
A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.( BRASIL, 2004, p. 31)
ABRIL | 2017
153