pesquisar e compreender o processo da inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares, deixando uma contribuição à sociedade no sentido de vencer os preconceitos e rever os seus valores.
Tal pesquisa é de grande importância a alunos do curso de Pedagogia, assim como para outros profissionais da educação, ampliando os conhecimentos com uma nova visão sobre o assunto, esclarecendo que os objetivos são muito parecidos com o da educação de um modo geral, o que difere é o atendimento. Assim, é necessário evidenciar a importância dos professores valorizarem e propiciarem as diferenças em sala de aula, levando as crianças a aprender de forma lúdica e produtiva, possibilitando o desenvolvimento da mesma em todas as suas potencialidades.
Em função desses processos, a relevância científica deste trabalho foi focar a importância da inclusão para o processo ensino-aprendizagem, buscando clarificar o papel da escola e conscientizar sobre seu real significado. A partir do que foi apresentado, a relevância social aparece quando se considera o respeito à cidadania, apresentando a escola como tendo um papel fundamental nesse aspecto, oferecendo um espaço favorável para que a criança e a família se sintam integrados e apoiados, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
Partindo desses elementos os objetivos do presente estudo foram:
-analisar as circunstâncias interativas que os alunos com necessidades especiais estabelecem com professores e colegas;
- avaliar como processa a inserção desses alunos no contexto escolar;
- caracterizar uma prática pedagógica de qualidade;
- discutir a aprendizagem de uma sala realmente inclusiva( a inclusão propicia essa aprendizagem?);
- identificar o papel do professor diante desse desafio.
Destaca-se, ainda, que o presente estudo insere-se numa abordagem qualitativa, preocupando-se com a compreensão, com a interpretação da não exclusão; buscando percepções e entendimentos sobre a importância da inclusão para o processo de construção da criança. A abordagem qualitativa se preocupa com a compreensão, com o porquê de um fenômeno, sendo objetiva, propondo ao pesquisador uma interpretação da causa, ou seja, uma abordagem hermenêutica. Isso se faz com um vasto conjunto de materiais para reflexões e entendimentos sobre o tema( GONSALVES, 2001).
Neste contexto foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo bibliográfica,
ABRIL | 2017
119