Ao longo da sua infância e adolescência você deve ter sonhado em fazer, ter e ser. Nos sonhos mais pueris, você seria rico, famoso e com uma profissão de status. Quem nunca?
É entre 15 e 17 anos, que se iniciam as discussões internas e externas, sobre sua carreira, sonhos, e a sua identidade profissional. Justamente nesta fase de intensas mudanças, em que tudo é visto como novo, que a decisão tem que ser tomada.
Neste período o corpo e a mente do adolescente também sofrem alterações importantíssimas, como maturação genital, alterações hormonais, reconexões neurais e essa transição para a “adultêz”, traz de carona muita insegurança, dúvidas e anseios de que sonhos poderia viver.
Segundo Daniel Siegel, psiquiatra americano, “as alterações cerebrais que ocorrem nos primeiros anos da adolescência criam as condições necessárias para o desenvolvimento de quadro habilidades fundamentais da mente: no âmbito do raciocínio abstrato, sentimentos, interação humana e tomada de decisões”.
Os adultos muitas vezes, perdem a capacidade de cultivar essas qualidades, pelo excesso de situações estressantes, deixando a vida seguir no piloto automático.
"Os adultos muitas vezes, perdem a capacidade de cultivar essas qualidades, pelo excesso de situações estressantes, deixando a vida seguir no piloto automático."