fraturas . Esperemos que não e assim pensa a Associação Portuguesa de Osteoporose que , com o apoio da Lactogal e da Runporto , promoveu esta ação de sensibilização , de informação e de concretização de um dos tipos de tratamento : o exercício físico . A caminhada / corrida foi participada por mais de três mil pessoas , de várias idades e condição social , que acreditam nesta causa e se divertiram bastante . Na véspera , houve várias palestras sobre a dinâmica da osteoporose e foi possível ouvir conteúdos sobre pediatria , ortopedia , nutrição e exercício físico . A linguagem simples , prática e objectiva foi facilmente perceptível pelas várias dezenas de pessoas na tenda montada na Rotunda da Boavista , no Porto . No mesmo local procedeu-se a teste de rastreio da osteoporose , avaliada no osso rádio . De relatório numa mão , um batido de leite e frutos na outra e com um pouco mais de sabedoria as pessoas foram saindo satisfeitas e com a expetativa de voltarem no próximo ano , mas agora acompanhadas por mais alguém . Para janeiro está prevista a publicação nesta Revista das cinco palestras .
Nutrimento é o nome do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável , da Direção- -Geral da Saúde , e foi escolhido como forma de homenagear o Dr . Emílio Peres , o qual foi um dos grandes impulsionadores do ensino da nutrição em ambiente universitário . Pode ser consultado na internet ( www . nutrimento . pt ) e é rico em muita informação sobre nutrição e alimentação em vários contextos . Apresenta 19 manuais , de conteúdos diversos ( Deixar de fumar e controlo do peso corporal , Alimentação vegetariana em idade escolar , Nutrição e Doença de Alzheimer , etc .), nove cartazes informativos ( Os dez princípios da dieta mediterrânica em Portugal , Saúde Oral e Alimentação , As bebidas e a nossa saúde , etc .) e sete vídeos ( Combinações saudáveis para lanches equilibrados , Grande reportagem | “ Somos o que comemos ”, Já pensou no seu pequeno-almoço de amanhã ? etc .). Através do seu role de notícias é possível ter acesso a manuais estrangeiros , como o recentemente colocado na página : Good Maternal Nutrition – The best start in life , o que revela a sua atualização permanente e atempada . É um local a visitar , sem dúvida , e parabéns pela sua criação e manutenção .
A osteoporose é conhecida pela doença que “ rouba silenciosamente ”, que atinge mais as mulheres , os mais idosos e aqueles com mais fatores de risco alteráveis . Contudo , as suas consequências são devastadoras . Muitas vezes o primeiro sinal da doença é a fratura , a qual provocará grande incapacidade para as simples atividades diárias ( alimentação , vestir , ir ás compras ) e alguma mortalidade . O Dia Mundial da Osteoporose foi em 10 de outubro , mas a International Osteoporosis Foundation ( IOF ) antecipou-se e publicou este livro de 42 páginas onde referem as “ Falhas e as Soluções na Saúde Óssea ”. Os autores refere que um “ tsunami de fraturas se aproxima , o qual terá grande um impacto humano e socioeconómico e que “ menos de metade dos idosos que sobrevivam a uma fratura da anca conseguirão caminhar de novo sem ajuda e cerca de 20 % serão encaminhados para lares no ano que se segue à fratura ”. Refere-se neste relatório que , apesar do perigo global destas fraturas e da existência de terapêuticas eficazes e de custo adequado , continua a haver falhas nos cuidados prestados a milhões de pessoas em risco ,
( Continuação da página 28 )
Vela – Nos Jogos apenas os atletas com paralisia cerebral , amputados , em cadeira de rodas , com deficiências motoras les autres e com deficiência visual puderam participar . O sistema de classificação da modalidade baseia-se em quatro fatores – estabilidade , função manual , mobilidade e visão . Os atletas competem em dois eventos mistos : a prova de três velejadores , que utiliza barcos da classe Sonar e tem uma tripulação de três pessoas , e a prova individual disputada em barcos da classe R ( 2,4m ), SKUD 18 , embarcação para dois velejadores . As competições , denominadas de “ regatas ”, são percursos sinalizados com bóias , feitas de acordo com as condições climáticas .
Voleibol sentado – Competem atletas amputados , principalmente de membros inferiores , e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora . Em relação ao convencional , a campo é menor ( 10m x 6m ) e a altura da rede é inferior , com cerca de 1,15m do solo no masculino e 1,05m para o feminino . Os atletas jogam sentados no campo . O contacto com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação , sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos . Cada jogo é decidido na melhor de cinco sets , vencendo a equipa que marcar 25 pontos no set . Nos jogos participaram 192 atletas , inseridos em oito equipas masculinas e oito femininas . Foi um dos desportos mais rápidos e dinâmicos dos Jogos .
Ténis em cadeiras de rodas – É dos desportos praticado em cadeira de rodas com maior crescimento e surgiu nos Jogos pela 7 ª vez . O jogo rege-se pelas regras do ténis tradicional e mantém a mesma tradição de técnica , destreza e estratégia . A altura da rede no meio do court é de 91,4cm . A única diferença entre o ténis em cadeira de rodas e o ténis praticado por não deficientes é que a bola pode tocar no campo do adversário duas vezes , não produzindo ponto , tendo o primeiro toque de ocorrer dentro dos limites do campo .
Bibliografia consultada https :// www . paralympic . org / rio-2016 / sports http :// www . fpdd . org / pt /
Revista de Medicina Desportiva informa Novembro 2016 · 31