Revista de Medicina Desportiva Informa Março 2018 | Page 9

foram os mais afectados ( 52,8 %) e a coxa foi a mais atingida . Apesar de algumas limitações ( incluir músculos tendões no mesmo grupo de lesão , o diagnóstico poder ter sido feito por fisioterapeutas , falta de definição do nível competitivo , por exemplo ), é um estudo laborioso e interessante .
Em 27 / 12 / 2017 a American Academy of Neurology atualizou as diretrizes sobre a alteração cognitiva ligeira ( ACL ), já que as anteriores datavam de 2001 . No texto intitulado Practice guideline update summary : Mild cognitive impairment . Report of the Guideline Development , Dissemination , and Implementation Subcommittee of the American Academy of Neurology , os autores referem que a prevalência aumenta com a idade ( 6.7 % para as idades 60 – 64 , 8.4 % para 65 – 69 , 10.1 % para 70 – 74 , 14.8 % para 75 – 79 e 25.2 % para 80 – 84 anos ) e apresentam várias recomendações principais , das quais se destaca a prática de exercício físico ( nível de evidência B ), assim como referem que a medicação que altera o estado cognitivo deve ser interrompida sempre que possível e os sintomas comportamentais devem ser tratados ( nível B ). Mais uma vez , e a exemplo da utilidade para outras patologias neurológicas , a prática de exercício físico regular é um instrumento de grande utilidade . DOI : https :// doi . org / 10.1212 / WNL . 0000000000004826 .
O Dr . Florian Egger ( foto ), do Instituto de Medicina Desportiva e Preventiva da Universidade de Saarland , Alemanha , é responsável por um estudo prospetivo da FIFA – Sudden Cardiac Death ( FIFA-SCD ), o qual foi implementado em 2014 , e que tem por objetivo registar as mortes súbitas que ocorrem durante a prática de futebol . Neste registo não há ( felizmente ) notificações de SCD em Portugal neste contexto , mas o autor já tem várias notificações da Alemanha , França , Reino Unido e Espanha , por exemplo . A Clínica do Dragão Espregueira Mendes Sports Centre , FIFA Medical Centre of Excellence , foi convidada por este investigador para promover junto dos seus parceiros um registo português de SCD , onde se reporte os casos fatais que tenham ocorrido desde 2014 ou que venham a ocorrer , durante a competição ou treino e até uma hora após o término dos mesmos , em qualquer escalão etário ou nível competitivo . Está disponível o registo online destes casos ( https :// www . uni-saarland . de / page / fifa / en / report . html ) e desde já se estimula à participação de todos os envolvidos no fenómeno do futebol .
Em 4 / 1 / 2018 , o Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ( CHUC ) realizou o 3 º Curso de Imobilizações e Gessos no âmbito da receção aos novos internos na 21 ª Semana do Interno . Com coordenação de Dr . Diogo Moura e do Prof . Doutor Fernando Fonseca , o curso iniciou-se com sessões teóricas e de seguida os participantes tiveram oportunidade , de forma orientada , de praticar em três bancadas rotativas os vários tipos de imobilizações . No final foi efetuada uma demonstração de imobilizações funcionais articuladas dos membros superior e inferior . Participaram 19 médicos internos de ortopedia e do ano comum recém-chegados ao CHUC . Os formadores foram : Dr . Diogo Moura , Dr . Paulo Costa , Dra . Catarina Quintas , Dr . Gil Ribeiro , Enf . Fernando Venda , Enf . Rui Castro , Enf . Alcino Barata e Enf . Elisabete Cotrim . Foi efetivamente mais uma edição de sucesso de um curso que começa a tornar-se uma tradição na receção aos novos médicos do CHUC que se interessam pela patologia do aparelho locomotor , mais uma vez obteve-se um excelente feedback juntos dos participantes .
A Portugal Football School , que faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol ( FPF ), organizou no passado mês de janeiro a conferência científica internacional “ Football is Medicine ”. O objetivo central deste evento foi trazer à Cidade do Futebol diversos especialistas nacionais e internacionais com vista a discutir os principais resultados e evidências cientificas que se conhecem e que têm permitido considerar na atualidade o futebol recreativo uma importante e eficaz estratégia de Saúde Pública na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis e , consequentemente , na prevenção e no tratamento de muitas doenças crónicas . Para além das conferências realizadas , importa ainda salientar que numa ação simbólica e com vista a destacar o papel que o futebol recreativo poderá ter na saúde , qualidade de vida e bem-estar das populações , o Presidente da FPF ( Dr . Fernando Gomes ) e o Vice-Presidente da Federação de Futebol Dinamarquesa ( Dr . Bent Clausen ) lançaram o “ medicamento ” Futebol e a respetiva “ bula ” com os principais benefícios do futebol recreativo .
XVI Jornadas
Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva
14 de Abril – Coimbra
Revista de Medicina Desportiva informa março 2018 · 7