Revista de Medicina Desportiva Informa Julho 2013 | Page 30

causarem perda da concentração , da força muscular , do tempo de reação e da coordenação motora em modalidades como o atletismo , o ciclismo , o esqui alpino , a patinagem e o tiro com armas de precisão . Além disso , os canabinoides reduzem a perceção das distâncias e a clareza do julgamento de risco , tornando a prática de desportos de velocidade , saltos , desportos de combate , râguebi , hóquei pouco aconselháveis ou mesmo perigosos . Do ponto de vista hemodinâmico aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial , mas reduzem o débito cardíaco . Os canabinoides possuem efeitos deletérios sobre o sistema respiratório quando fumados , já que aumentam o risco de infeções respiratórias e bronquite , diminuindo consequentemente a performance desportiva . A inalação de monóxido de carbono e de outros produtos de combustão tem também um impacto negativo sobre o transporte de oxigénio aos tecidos e , consequentemente , sobre a performance física dos atletas .
Contudo , o seu consumo em determinadas fases de preparação desportiva e durante a mesma parece conferir algum benefício em algumas modalidades que implicam elevados graus de pressão social
Quadro 1 – Casos positivos de canabinoides por
modalidade 2009 a 2012
Modalidade
2009
2010
2011
2012
Total *
Futebol
3
6
8
12
29
Voleibol
1
2
3
2
8
Basquetebol
1
4
2
7
Hóquei
2
1
2
5
Karaté
1
1
1
2
5
Motociclismo
2
1
2
5
Patinagem
3
1
1
5
Bilhar
1
1
2
4
Vela
2
2
4
Automobilismo
1
1
1
3
Rugby
1
1
1
3
Andebol
1
1
2
Desporto Universitário
2
2
Ginástica
1
1
2
Lutas Amadoras
1
1
2
Surf
2
2
Atletismo
1
1
Boxe
1
1
Desp . Pessoas com Deficiência
1
1
Equestre
1
1
Golfe
1
1
Montanhismo
1
1
Natação
1
1
Ténis
1
1
Ténis de Mesa
1
1
Tiro
1
1
Xadrez
1
1
Total
22
22
20
35
99
* atualizado em : 14 / 03 / 2013
e / ou dos adversários , ansiedade e medo , bem como naquelas em as suas propriedades psicoativas permitem melhorar a socialização e reduzir a importância do contacto físico e do trauma desportivo . Para além do efeito dos canabinoides antes da competição ( como agente para combater o stresse ), o seu uso após a competição permite acalmar / relaxar “ artificialmente ” o atleta para a prova seguinte , baixando- -lhe os níveis de ansiedade , recuperando a vontade de cometer riscos e proporcionando-lhe uma falsa sensação de autoconfiança e euforia . Diversos atletas recorrem , ainda , ao uso de canabinoides para melhorar o tempo e a qualidade do sono entre provas e / ou competições .
Apesar dos possíveis benefícios que se possam retirar do consumo de canabinoides , a via de administração preferencial entre os atletas ( e . g . inalatória ) fornece quantidades variáveis de THC de um cigarro para outro , tornando difícil prever se o comportamento pretendido será ansiolítico ou disfórico , com possíveis reações de pânico , paranoia e psicose . Estas reações adversas ocorrem mais frequentemente após uso oral ou fumado e são comuns em indivíduos não habituados , ansiosos e particularmente vulneráveis , situações que acontecem com frequência durante competições desportivas internacionais de alto nível .
7 . … e sobre o aspeto psicológico podem ajudar na performance atlética ?
SS – Dependerá do tipo de desporto , do momento do consumo e das caraterísticas psicológicas do atleta . Na realidade , o efeito pode diminuir a reatividade às situações desportivas e interferir com processos fisiológicos prejudicando o desempenho . Todavia , se a toma se verificar em momentos anteriores à prova com suficiente distância temporal que impeça tais efeitos , a eventual influência do consumo na diminuição da perceção dos fatores ansiogénicos associados à competição e na redução da vivência do stress pode ter um efeito benéfico na criação de estados de humor favoráveis à performance .
8 . Qual a verdadeira razão que leva a Agência Mundial Antidopagem ( AMA ) a proibir o consumo de canabinoides em competição ?
LH – No Código Mundial Antidopagem em vigor , estão descritos 3 critérios para inclusão de uma substância ou de um método proibido na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos :
· aumentar ou ter potencial para aumentar o rendimento desportivo ;
· lesar ou ter potencial para lesar a saúde dos praticantes desportivos e
· pôr em causa o espírito desportivo .
Para que uma substância ou um método passem a integrar a referida lista é necessário que estejam verificados dois dos referidos critérios . A proibição dos canabinoides deve- -se ao facto de estarem pelo menos preenchidos o 2 .º e o 3 .º critérios . No entanto , em algumas modalidades desportivas , a inalação ativa de pequenas quantidades de canábis pode aumentar o rendimento desportivo , essencialmente por aumentar o estado de prontidão desportiva .
9 . … e porque não proibidos fora de competição ?
LH – A Lista de Substâncias e Métodos Proibidos contém um primeiro capítulo que descreve as substâncias e métodos que são proibidas em Competição e Fora de Competição e um segundo capítulo onde estão apenas descritas as substâncias e métodos que são proibidas apenas em Competição . Neste último capítulo estão inscritos os estimulantes , os narcóticos , os canabinoides e os glucorticosteroides porque se entende que estas substâncias utilizadas fora de competição não
28 · Julho 2013 www . revdesportiva . pt