nádega de jovem nádega de idoso exposição mais reduzida . Os Indivíduos com profissões expostas ao Sol que associam a prática desportiva ao ar livre têm muito maior risco de fotoenvelhecimento e fotocarcinogénese ( professores de educação física , agricultores , pescadores , carteiros , jardineiros ). braço de jovem
Classificam-se segundo Fitzpatrick em 6 tipos consoante a cor da pele , cabelo e olhos . No tipo 1 há olho e cabelo muito claro , pele branca que sofre sempre queimadura solar , nunca bronzeia e tem um risco elevado de cancro cutâneo e o tipo 6 corresponde à raça negra , nunca queima e o risco de cancro é muito baixo . A população portuguesa apresenta maioritariamente foto-tipos 2 – 3 , com olhos castanhos e cabelo escuro , um tom de pele que bronzeia com alguma facilidade , mas que também tem risco de queimadura solar , ou seja , a pigmentação pode ser mais ou menos intensa após um eritema inicial . Apesar de reduzido , também existe um risco de neoplasia .
A exposição à RUV é benéfica e necessária . A vitamina D , necessária para a correta absorção do cálcio no intestino , é ativada na pele pela RUVB . A exposição curta e limitada ao Sol ( 20 minutos diários na face e mãos ) é suficiente para manter níveis normais de vitamina D . A fototerapia é utilizada no tratamento de doença afetiva e em numerosas dermatoses ( psoríase , eczema atópico , micose fungoide , prurido renal ) pelo seu efeito anti-proliferativo e anti- -inflamatório .
Consequências da exposição crónica
A exposição crónica ao sol é responsável por envelhecimento prematuro e risco aumentado de lesões cutâneas pré-malignas e malignas . A pele foto-envelhecida apresenta-se espessa , sem elasticidade , com manchas castanhas ( lentigos solares ), telangiectasias , rídulas e / ou rugas . braço de idoso ( agressão pelos UV )
As queratoses actínicas são muito frequentes em pessoas de pele muito clara expostas regularmente ao Sol durante muitos anos . Surgem sobretudo nas regiões malares , dorso do nariz , pavilhões auriculares , couro cabeludo e dorso das mãos . É uma lesão pré-neoplásica que se manifesta por mancha castanha áspera , com descamação espessa , aderente , que ao ser destacada deixa uma pequena exulceração . Se não forem tratadas têm risco elevado de evolução para carcinoma espinocelular .
O carcinoma baso-celular é o cancro de pele mais comum e ocorre mais frequentemente na face . O principal fator de risco é a exposição crónica ao Sol . Outros fatores de risco incluem pele clara , olhos claros , cabelo claro , imunossupressão , radioterapia e predisposição genética . A prevenção primária passa pela proteção solar desde a infância . O melanoma é o cancro de pele mais grave . Apesar de todas as campanhas mundiais a incidência tem vindo a aumentar . A exposição solar intensa e intermitente em idade jovem é o principal fator de risco para melanoma maligno .
Desportos ao ar livre
Os desportos que obrigam a exposição prolongada ao ar livre e a dose cumulativa de RUV incluem : alpinismo , atletismo , ciclismo , canoagem , futebol , golfe , pesca desportiva , remo , snowboard , surf , ténis , vela e windsurf . O beisebol , caça desportiva , caça submarina , esqui e esqui aquático , hipismo , hóquei em campo e râguebi que utilizam vestuário e equipamento de proteção têm
Estratégias de prevenção do envelhecimento da pele
As medidas de fotoproteção incluem a procura da sombra nas horas de pico de incidência da RUVB , das 11h às 16h , a utilização de protetor solar de largo espectro ( proteção eficaz para UVB e UVA ), vestuário adequado , chapéu de aba larga e óculos de sol . A utilização de solários é completamente contraindicada . É necessário cuidado redobrado em dias de nevoeiro , uma vez que as nuvens filtram os IV mas não os UV . Não sentindo calor aumenta-se o tempo de exposição , o que aumenta o risco de queimadura solar .
A utilização de fotoprotetores é uma forma lógica de proteger a pele do Sol e esta prática deve ser incentivada desde a infância . Os protetores solares são classicamente divididos em químicos e físicos . Os químicos são compostos orgânicos que absorvem a RUV de alta intensidade ( cinamatos , salicilatos , octocrileno , benzofenonas , emcasule , meridamato , avobenzona ). Os físicos são compostos inorgânicos que refletem , dissipam e / ou absorvem a RUV ( dióxido de titânio e óxido de zinco ). A micronização tornou-os cosmeticamente mais aceitáveis , o que é uma mais-valia . Estes filtros são muito mais eficazes : cobrem UVB e UVA , são inertes , inócuos e baratos .
O fator de proteção solar ( FPS ) é uma medida primária de absorção da RUVB . É definido como a dose de RUVB necessária para produzir um eritema mínimo na pele protegida após aplicação de 2 mg / cm 2 do produto , dividido pela dose de RUVB que produz um eritema na pele não protegida . Um FPS de 15 corresponde a 93.3 % de absorção de UVB , um FPS de 30 corresponde a 96,7 %, um FPS de 45 a 97,8 % e um FPS de 50 corresponde a 98 % de absorção de UVB . Para avaliar a proteção contra a
8 · Julho 2013 www . revdesportiva . pt