Revista de Medicina Desportiva Informa Janeiro 2012 | Page 6

Responde quem sabe

Rev . Medicina Desportiva informa , 2012 , 3 ( 1 ), pp . 4 – 5

Sindroma do túnel cárpico

Dr . António Cardoso Tavares Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética ; Cirurgia da Mão . Hospital Particular Lisboa
RESUMO ABSTRACT
O Síndrome de túnel cárpico é uma neuropatia de nervo mediano , provocada pela compressão do nervo no punho e caracterizada pela dormência dos dedos , dor e alterações de sensibilidade . Numa fase adiantada há atrofia e diminuição de força . Não existe evidência científica que esteja associado a certas profissões e desportos , mas há autores que o associam a actividades com movimentos repetitivos do punho . O diagnóstico é clínico complementado pela Electromiografia . O tratamento é conservador , nas fases iniciais . Os STC moderados ou graves devem ser tratados cirurgicamente , quer por via aberta quer endoscópica . O tratamento cirúrgico é eficaz produzindo alivio completo das queixas .
The carpal tunnel syndrome is a neuropathy of the median nerve caused by compression of the nerve in the wrist . Is characterized by fingers numbness , pain and changes in sensitivity . In advanced stages there is atrophy and decreased strength . There is no scientific evidence of its relation with occupations or sports , but some authors think that may be related to repetitive movements of the wrist . Diagnosis is clinical . Electromyography . some times is helpful . Treatment is conservative in the early stages , but moderate or severe cases should be treated surgically , either by open or endoscopic surgery . Surgical treatment is effective .
PALAVRAS-CHAVE KEYWORDS
Sindrome Túnel Cárpico , Sindrome Compressivo Nervo mediano Carpal Tunel Syndrome , Median Nerve Compression
O que é o sindroma do túnel cárpico ?
O Síndrome de túnel cárpico ( STC ) é uma neuropatia de nervo mediano , provocada pela compressão no punho no túnel cárpico .
O canal ou túnel cárpico é uma estrutura anatómica de dimensões reduzidas , limitada pelos ossos e ligamentos do carpo e pelo ligamento anelar do carpo . É atravessado por nove tendões flexores dos dedos e pelo nervo mediano .
Qualquer patologia ou condição que provoque o aumento de volume das estruturas que o atravessam ( p . e . inflamação das bainhas tendinosas ), a diminuição de dimensões ( p . e . fracturas ) ou o aumento de pressão condiciona a compressão do nervo , afectando , inicialmente , as fibras sensitivas provocando dor e alterações de sensibilidade e numa fase mais adiantada , as fibras motoras , comprometendo a função dos músculos da mão , com atrofia e diminuição de força .
Aparece entre os 45 e os 60 anos . As mulheres são afectadas 3 a 10 vezes mais que os homens . Na
Europa , a incidência é de 2.5 casos por 1000 habitantes .
Pode estar associado ao Hipotiroidismo , à Diabetes Mellitus , à Artrite Reumatóide ou à Insuficiência renal . Pode desencadear-se na gravidez . Porém a maioria destes casos , resolve espontaneamente no espaço de um ano .
Zona de compressão do nervo mediano
Quais as actividades laborais e desportivas onde é mais prevalente ?
Área de parestesia
Não existe evidência científica da relação da síndrome de túnel cárpico com nenhuma actividade desportiva ou profissão , mas alguns trabalhos recentes associam o seu desenvolvimento ou agravamento a actividades associadas a vibrações , movimentos repetitivos ou traumatismos repetidos do punho .
No desporto está associado a modalidades com movimentos de força repetidos e torção do punho , como o ténis , o squash , o andebol e o golfe . O uso de equipamento inadequado ou má técnica agravam as possibilidades de desenvolver o STC .
As profissões inseridas nas cadeias de produção industrial são as mais frequentemente associadas ao STC . Em especial aquelas em que são necessárias máquinas vibratórias ou movimentos repetidos com mau posicionamento do punho . A utilização intensiva de computadores é referida , por alguns autores , como causa do STC , porém , não existe evidência que o confirme .
Quais os sinais clínicos ? Quais os exames complementares de diagnóstico mais adequados ?
O sintoma principal é a dormência dos dedos . O dedo mindinho , não é abrangido . As pessoas têm a tendência de abanar as mãos para remover esta sensação . A sintomatologia agrava-se à noite . O quadro clínico evolui com dores , tipo queimadura , irradiando do punho para o antebraço e cotovelo e com sensação de perda de força . É frequente a queda , inadvertida , de objectos da mão .
No exame clínico , há diminuição de sensibilidade nos dedos e dor , tipo choque eléctrico , na percussão sobre o punho . O posicionamento do punho em flexão de 90 º desencadeia ou agrava a dormência dos dedos . Nos casos mais avançados há atrofia dos muscular na mão .
As radiografias , ecografias e a TAC , não têm relevância no diagnóstico . A Ressonância Magnética , pode evidenciar sinais de compressão do nervo , mas não é requisitado devido ao seu custo .
O exame mais específico é o eletromiograma ( EMG ), com avaliação da condução nervosa . Este exame confirma a extensão das alterações neurológicas e permite o diagnóstico diferencial com compressões do nervo mediano noutras localizações .
4 · Janeiro 2012 www . revdesportiva . pt