Revista de Direito Civil e Processual Vol 26 | Page 20

As Necessidades Deônticas que o Direito de Família Demanda
Jones Figueirêdo Alves
Desembargador decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco , integra a Academia Brasileira de Direito Civil , membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família ( IBDFAM ) e membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual ( IBDCont ).
O Instituto Brasileiro de Direito de Família ( IBDFAM ) acaba de completar 23 anos de sua existência institucional . Celebra suas “ bodas de palha ” com todas as famílias do país , em união indissolúvel consagrada pela coerência e urgência de suas causas , na doutrina que milita pelo direito que as protege . Boda ( s ) ( votum /” vota ”) quer dizer promessa ( s ), consagrando os votos matrimoniais que se sucedem , a cada ano , e a “ palha ”, significando um material versátil de utilidades múltiplas , implica o relacionamento construtivo que se adapta ao seu curso normal .
E a primeira celebração institucional a ser feita , diante de tais bodas , situa-se consagrada no efetivar , sempre , o axioma : “ É inútil dizer estamos a fazer o possível . Precisamos de fazer o que é necessário ” 1 .
Daí , o IBDFAM tem sido atitudinal e proativo , diante das necessidades deônticas que o Direito de Família demanda , revitalizando seus princípios , harmonizando e solucionando posições divergentes no conflito de gerações , disseminando ideias novas em alinhamento dos interesses comuns e / ou específicos da família , protegendo as vulnerabilidades , estimulando o próprio
1
Winston Churchill
- 20 -