Revista Crea-SP | nº 01 | Page 26

SAÚDE DO HOMEM

10 perguntas sobre câncer de próstata

Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10 % de todos os cânceres diagnosticados
1. O que é próstata? A próstata é uma glândula localizada na região pélvica do homem, apresentando um formato semelhante à de uma noz. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada.
2. Qual a função da próstata? A principal função da próstata é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides, que são originados nos testículos e levados até a vesícula seminal através dos ductos deferentes. Juntamente com as secreções das vesículas seminais e das glândulas periuretrais, constituem o sêmen, que é o líquido expelido durante a ejaculação. Durante a ejaculação ocorre contração da vesícula seminal e eliminação do sêmen através dos ductos ejaculadores que passam pela próstata e desembocam na uretra.
3. O câncer de próstata acomete muitos homens? O câncer de próstata é muito comum. Depois do câncer de pele, é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10 % de todos os cânceres diagnosticados. Estimase que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida. Felizmente, apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que caíram cerca de 40 % nos últimos 15 anos nos países mais desenvolvidos. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce( através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.
4. O câncer de próstata é mais comum em qual faixa etária? O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino. Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40 % dos tumores nessa faixa etária.
26 | creaspemrevista