Faça um planejamento de gastos Com local e roteiro em mãos, é chegada a hora de fazer um pequeno orçamento da viagem. Calcule os possíveis gastos com transporte, alimentação, hospedagem, passeios, compras e imprevistos.
Montar um planejamento de gastos é importante para que você possa ter uma ideia de quanto pretende gastar e se a viagem que você está planejando cabe confortavelmente no seu bolso. Cuidado para não fazer dívidas muito grandes e voltar das férias em uma situação financeira complicada.
Decidida a viagem, compre imediatamente as passagens
Se você decidiu viajar de avião ou ônibus, é importante planejar a compra das passagens com antecedência para usufruir ao máximo de bons preços para toda a família. O prazo ideal é de pelo menos três meses de antecedência.
Negocie quartos com os hotéis
Viagens em família permitem que você tenha melhor margem de negociação para reservar quartos em hotéis, pousadas ou resorts. Investigue se você consegue melhores preços com quartos integrados ou acrescentando uma cama para seus filhos no seu próprio quarto. Negocie também a possibilidade de fechar um pacote para o período de tempo que você ficará em um hotel, facilitando negociar o preço.
Faça pacotes de programas turísticos Uma boa alternativa para viajar com a sua família com tranquilidade é consultar a possibilidade de contratar pacotes turísticos, que incluem passagens, hospedagens e programações já organizadas por uma agência específica.
Muitas famílias optam por contratar pacotes para poder relaxar mais durante suas férias e só se preocupar em seguir as orientações de seus guias turísticos.
Organize a mala com antecedência para não esquecer nada
Quando estiver faltando aproximadamente duas semanas para a viagem, que tal começar a organizar a mala de toda a família? Lembre-se de preparar uma mala de tamanho confortável para cada membro da família para que não haja dificuldades em carregá-las no aeroporto ou na rodoviária.
Faça uma checklist de tudo que é preciso levar para a sua viagem, aproveitando para estudar bem o clima e a temperatura do seu destino, no intuito de levar somente os itens que são necessários para essa viagem.
Evite datas festivas
Por mais que pareça tentador viajar com seus filhos nos vários feriados do ano, ou durante épocas festivas como o Réveillon ou o Natal, tente ao máximo fugir dessas oportunidades.
Datas festivas geralmente elevam os preços de passagens aéreas, de ônibus e de reservas em hotéis, tornando as viagens em grupo ainda mais caras.
Leve um kit de emergências
Para você viajar tranquilo com sua família, é interessante carregar com você um pequeno kit médico, organizado com remédios e materiais para limpar machucados, caso algum de vocês apresente algum sintoma desconfortável ou se machuque enquanto estiver longe de casa.
Leve algumas porções de analgésico, anti-inflamatórios, curativos autocolantes e algumas gases para poder se prevenir em caso de emergência.
Boa viagem!
Fonte: Portal Meu Porto Seguro
creaspemrevista | 25