Quais as vantagens de trabalhar perto de casa?
Ficar com a família
Com a rotina de ir e voltar do trabalho, acaba sobrando bem menos tempo para passar com a família. Em certos casos, profissionais chegam em casa muito depois dos filhos terem ido dormir, eliminando a possibilidade de passarem tempo juntos. De manhã, é o mesmo dilema: na maioria das vezes, sai para trabalhar antes dos filhos acordarem. Seguindo desta forma, o fim de semana acaba sendo a única oportunidade que um pai ou mãe de família tem para passar tempo com a família.
Aproveitar melhor o tempo
Não precisa pensar muito para perceber que o tempo gasto se locomovendo de um lugar para o outro poderia ser utilizado de uma forma melhor. Afinal, estando no ônibus ou no carro durante o percurso não estamos fazendo absolutamente nada de produtivo. Este tempo perdido poderia estar sendo usado para o próprio trabalho ou qualquer outra atividade, exceto ficar olhando o movimento moroso do trânsito.
Mais qualidade de vida
Se você mora perto do seu local de trabalho, não há necessidade de utilizar transporte público ou o seu carro. Aproveite a oportunidade para ganhar mais qualidade de vida. Faça o trajeto de ida e volta do trabalho andando. Os especialistas estão sempre recomendando a caminhada como um excelente exercício com benefícios para todo o corpo. Como você trabalha todos os dias, será pelo menos uma boa caminhada por dia. A sua saúde vai agradecer.
Refeições em família
Ao morar perto do trabalho, você pode aproveitar para evitar os restaurantes por quilo e lanchonetes em favor de almoçar em casa. Além de ser muito mais saudável, você pode passar ainda mais tempo com a família enquanto dura o seu horário de almoço. Antes de sair de casa, de manhã, você pode deixar o almoço encaminhado para, depois, só precisar esquentá-lo. Além disso, fica muito mais confortável aproveitar esta pausa no dia de trabalho em casa.
Evitar o trânsito
A maioria das pessoas costuma trabalhar nos mesmos horários: indo de manhã e voltando no fim da tarde. Por conta disso, estes horários são denominados de pico, com muito trânsito e dificuldade de se chegar ao seu destino. Às vezes, a distância nem é tão grande assim, mas o tempo de trajeto acaba ficando demorado por conta da concentração de veículos. Aí, é como se você trabalhasse do outro lado da cidade.
Menos estresse
O trânsito do item anterior possui outros efeitos colaterais além da perda de tempo. O mais grave é o estresse. Aguentar o andar vagaroso do tráfego duas vezes ao dia por toda a semana possui um impacto sério na saúde mental. E o pior: tudo isso vai se acumulando e, aos poucos, deixando marcas permanentes na sua qualidade de vida.
Fonte: Portal Emprego Ligado
creaspemrevista | 19