Revista Cepromec 1 | Page 17

16
conflito se tiverem que trabalhar juntas, em contato continuo de 8 horas diárias. Da mesma fornia, as características de um grupo podem chocar ou " agredir " profundamente outro grupo social de trabalho(...).
Perfeito seria que o trabalhador encontrasse em seu ambiente de trabalho uma equipe com a qual se identificasse, ou que as diferenças fossem tratadas com respeito e maturidade. Dentro dessa equipe, deveria haver um sentimento de confiança, consideração e colaboração, ou seja, uma relação no mínimo satisfatória.
Nesse sentido, caso estivesse passando por um momento difícil, esses colegas não dificultariam ainda mais a situação. Caso sentisse vontade de falar do seu " momento ", o faria sem que pudesse ser motivo de risos e comentários desnecessários. De outra forma, se não quisesse falar, seu silêncio seria respeitado.
Não apenas os funcionários se adaptam às empresas, estas também se deparam com as constantes mudanças às quais precisam de readaptação e revisão de planejamento, visto que o mercado está cada vez mais competitivo. Quando adquire novos equipamentos, precisam capacitar seus funcionários ou contratar novos. Essas mudanças devem ser harmoniosas, para que não tragam problemas.
Em função disto, o estresse pode estar presente no trabalhador em geral, independente do cargo que ocupa. A necessidade de se atualizar constantemente e o fato da tecnologia ultrapassar o aperfeiçoamento, leva o funcionário à insegurança, medo de“ perder” o trabalho.
Na indústria moveleira a aquisição de equipamentos modernos se faz necessária, além de muitos facilitarem o trabalho, porém as empresas deveriam compreender que a capacitação é tão necessária quanto à nova tecnologia, e esta ultrapassa a outra, causando insegurança e insatisfação profissional.
Em busca de novas tecnologias para alcançar o avanço do mercado, em designer ou em produtividade, muitas empresas acabam por esquecer que trabalha com seres humanos, para LUTTWAK,( 1995, p. 46), as mudanças podem ser traumáticas e cruéis aos seres humanos e a concorrência entre as empresas seguem“ moendo as pessoas”:
“ As traumáticas mudanças pelas quais está passando este país é que a busca da eficiência a todo custo e o excesso de competição entre as empresas estão moendo as pessoas. Do ponto de vista humano é cruel. Do ponto de vista econômico é contraproducente”.
Sendo assim,“ do ponto de vista econômico” os resultados dessa competição empresarial trás resultados contrários ao esperado por elas, ora, se não é bom para os