13
autora não provocam uma epidemia de acidentes de trabalho. Este tipo de uso do álcool como uma ferramenta, álcool funcional, visa suportar as exigências impostas pela sua atividade. No caso da construção civil ela pode estar ligada a redução do sentimento de impotência contra uma instituição rígida que visa o maior beneficiário, o patrão. Também é descrito pela autora fatores como a baixa alta estima, pouca valorização de mão de obra, baixa probabilidades de ascensão de carreira ou salarial, entre outros.
No entanto cabe ressaltar que apesar da autora ser aberta a visões alternativas do uso do álcool ela não negligencia o fato do álcool não ser considerado como saudável. A autora revela que a droga ao ser utilizada como forma de desinibição, socialização e alteração da percepção do tempo é vista como uma solução temporária do problema, mas que ao final torna-se muito mais prejudicial à saúde.
6 A ENFERMAGEM DO TRABALHO
A enfermagem do trabalho é um ramo da enfermagem onde seus pacientes são os trabalhadores de uma determinada empresa / indústria. A assistência da enfermagem do trabalho é direcionada para a elaboração, investigação, execução e avaliação de programas que visam à proteção do trabalhador. Programas como o PPRA e o PCMSO citados anteriormente. A equipe de enfermagem atua diretamente com o colaborador e, portanto, está mais próxima da realidade vivida pelo mesmo, podendo atuar ativamente
nas mudanças de hábitos, para uma vida de qualidade. 96 Algumas das atribuições do enfermeiro do trabalho segundo Leifert 97:
Estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e Jiscutindo-as em equipe, para identificar as necessidades e melhorias do trabalho. Coleta dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores, investigando possíveis relações com as atividades funcionais. Ele ainda executa e avalia programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais, fazendo análise de fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho, para propiciar a preservação da integridade física e mental do trabalhador. Planeja e executa programas de educação sanitária, divulgando conhecimento e estimulando a aquisição de hábitos sadios.
Segundo Donato e Zeitoune 98 apesar de existirem fatores que contribuem para o
96
CUSTODIO, I L. et al. Saúde do Trabalhador: Caracterização das Dissertações e Teses Nacionais de Enfermagem 2003-2007, Revista de enfermagem Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:< http:// www. facenf. uerj. br / v18n4 / v18n4a17. pdf >. Acesso em: 01 / 03 / 12.
97
LEIFERT, R. M. C. Trabalho Reconhecido. Disponível em: www. anent. org. br /.,. 04 / Entrevista % 20 Ruth % 20Leifert. doc Acesso em: 01 / 03 / 12
4
DONATO, M e ZEITOUNE, R. C. G. Reinserção do Trabalhador Alcoolista: Percepção, Limites e Possibilidades de Intervenção do Enfermeiro do Trabalho. Revista Enfermagem, 2006, vol. 10, n ° 3.
Disponível em: < http:// www. scielo. br / scielo. php? pid = S1414-