Revista Casa do Beisebol Edição#2: Setembro, 2017 | Page 11

Essa é a taxa de porcentagem em base de Votto na temporada — melhor da liga. A segunda maior é de Mike Trout, com 44,8%. Na Liga Nacional, o segundo na lista é Bryce Harper, com "meros" 41,9%. Talvez essa seja a estatística que mais expressa a paciência e capacidade de Votto como rebatedor inteligente no batter's box.

NÃO é NEM a melhor temporada da carreira

Talvez esse seja o fato mais absurdo sobre a carreira Hall da Fama de Joey Votto. Aos 34 anos, por incrível que pareça, o canadense já viveu dias ainda melhores na MLB.

Em 2012, numa temporada reduzida por contusões, Votto atuou em apenas 112 jogos. Mas aquelas poucas partidas foram mágicas. Ele chegou em base em 47,4% das vezes, com wRC+ espetacular de 178 (contra 166 deste ano). Se Votto ficasse saudável por toda aquela temporada, provavelmente, teria conquistado o seu segundo MVP na carreira.

A consistência de Votto também é algo absurdo. Desde 2012, ele só perde em wRC+ para o sobrenatural Mike Trout e nessa estatística importantíssima de ataque ele está à frente de estrelas como Miguel Cabrera, David Ortiz, Giancarlo Stanton, Paul Goldschmidt e mais 99% da liga.

Na Liga Nacional, não há dúvidas que ele é o melhor rebatedor da nossa geração e que ainda está longe de cair.

45,4%