Revista Abraceel 2018 Revista Abraceel 2018 | Page 6

Mensagem do conselho de administração
2017 : O ANO QUE NOS PREPARAMOS PARA O NOVO
Observando o ano que passou , vejo que 2017 foi um ano preparatório para as mudanças do modelo comercial do setor elétrico , pauta da Abraceel desde 2014 , ano da última eleição presidencial . Naquela ocasião , já percebendo as deficiências do modelo vigente e a necessidade de mudanças , lançamos a campanha “ A Energia da Democracia é Livre ”, realizando debates com os representantes dos presidenciáveis , que tiveram a oportunidade de apresentar as propostas dos candidatos para o setor de energia .
No ano seguinte , 2015 , o Congresso Nacional abraçou a causa do setor e lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis , Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz , apresentando o PL 1917 / 2015 na Câmara e o PLS 232 / 16 no Senado , ambos com propostas de alteração no modelo comercial do setor elétrico .
Por entender que a reformulação deva ocorrer de forma sustentável , de modo a atrair novos investimentos e não gerar efeitos indesejados sobre o equilíbrio dos diversos elos do setor , a Abraceel julgou essencial o aprofundamento da discussão sobre o assunto , razão pela qual contratou , com recursos próprios de suas associadas , estudo sobre a ampliação do mercado livre de energia elétrica , elaborado pela consultoria PSR , que lançou as sementes para as propostas de mudança que dominaram o ano .
De fato , logo em seguida , para nossa grata surpresa , as novas lideranças do setor abriram as Consultas Públicas n º 32 e 33 do Ministério de Minas e Energia , nas quais foi aberta a discussão sobre os princípios e o aprimoramento do marco legal do setor , respectivamente . Foi um período em que os agentes foram convidados à reflexão e se debruçaram para apresentar a configuração de uma nova arquitetura que visasse trazer a sustentabilidade necessária para aperfeiçoar o modelo atual . Para fundamentar ainda mais as contribuições da Abraceel às consultas , contratamos estudo com a Consultoria Thymos , visando quantificar as principais propostas da CP 33 / 2017 , em especial com números que sustentam a possibilidade da completa abertura do mercado .
Parece-me , portanto , que de uma eleição a outra , o setor elétrico foi alcançando espaço na agenda política brasileira . Nossa associação , por sua vez , trabalhou na construção de uma visão do novo setor elétrico , sem pensar exclusivamente no seu próprio segmento . Sempre tivemos clareza de que somente desenvolvendo todos os elos da cadeia teremos um setor elétrico sustentável e desenvolvido .
Os resultados positivos alcançados foram possíveis graças à confiança que nossos associados depositam no trabalho da Abraceel . Não é a toa que ano a ano batemos recorde no número de associados . Por isso , também registro meus agradecimentos aos colegas de Conselho ( Cláudio , Daniel , Fábio , Marcos , Mikio , Oderval e Rafael ), da Diretoria-Executiva e todos da equipe Abraceel .
Ao tempo em que almejamos a consolidação das indispensáveis reformas , é com grande entusiasmo que aguardamos um novo ano de trabalho na Abraceel , que permanecerá na busca de um mercado mais livre e eficiente .
Ricardo Lisboa Presidente do Conselho de Administração da Abraceel
6 revista abraceel 2018