Revista 183 | Page 9

grande empresário do nosso setor:“ É melhor perder o negócio do que perder no negócio”( Gaudêncio Lucena). Resumindo se você assume um serviço que dá prejuízo, mensalmente a empresa perderá recurso, e o pior, acumulando um passivo que um dia será cobrado com juros e correção. Não podemos confundir faturamento com resultado.
Praia de Fortaleza- CE.
ficados, principalmente pela tendencia crescente de clientes que substituem Vigilantes por Porteiros? [ Halano ] Procuramos sempre demonstrar as qualidades e diferenças existentes entre os serviços executados por profissionais de segurança armado / desarmado, em detrimento ao serviço de portaria. Em muitos casos são complementares. Mas existem várias situações em que, somente a Segurança Armada é capaz de trazer a eficácia e tranquilidade ao contratante. No estado do Ceará não temos escassez de mão de obra para a Segurança Privada. Empresas que utilizam a Segurança Eletrônica como complemento da vigilância armada, conseguem assegurar uma maior eficiência e qualidade na prestação dos serviços. equipamentos como: drones, alarmes perimetrais, reconhecimento facial, detectores de metal, câmeras, são aliados eficazes na execução dos serviços.
[ RS ] Muitas empresas reclamam do aumento dos custos operacionais e da concorrência desleal de empresas informais. Como o Sindesp / CE tem atuado para combater esse problema e garantir um mercado mais equilibrado? [ Halano ] Quem é empresário aprende desde cedo a lição: custo é igual a cabelo e unha, sempre temos que cortar. A busca pela eficiência, mantendo os custos operacionais equilibrados, é fundamental na composição do resultado de uma empresa. O Sindesp / CE busca orientar as empresas que praticam preços desleais, inexequíveis. Sempre lembro de uma frase de um
[ RS ] O setor de Segurança Privada pode complementar o trabalho das forças de Segurança Pública, especialmente em áreas de grande circulação, como shoppings, hospitais e condomínios? Existe um modelo ideal de colaboração no Estado do Ceará? [ Halano ] Importantíssimo a colaboração do setor de Segurança Privada com a Segurança Pública, seja por intervenções pontuais ou instrumentos de cooperação entre os setores. Já imaginou se houver um dia, um sistema onde a Segurança Pública pudesse em tempo real, acessar as imagens de locais privados, onde já existam câmeras instaladas e monitoradas por uma empresa de Segurança? Tudo isso, sendo previamente acertado em um pacto de colaboração entre as duas forças? Seria um ganho gigantesco para a Segurança em geral. Ainda não temos aqui no Ceará algo parecido com o que sugeri aqui.
[ RS ] Quais são as tendências para os próximos anos no setor de Segurança Privada dentro do seu Estado? Há novas oportunidades de negócios surgindo com as mudanças no cenário econômico e social? [ Halano ] A tendência para os próximos anos em nosso setor, é de crescimento. Com a implementação do Estatuto da Segurança Privada, muitas oportunidades serão criadas. Imaginem quantas empresas clandestinas serão encerradas por força da nova legislação? Quem contrata empresa clandestina, contrata porque necessita do serviço. Só que agora terá que contratar de uma empresa autorizada pela Polícia Federal. Se assim não fizer, cometerá crime, previsto em lei.
[ RS ] Aqui Vossa Senhoria pode explanar sentimentos e constatações próprias do Ceará, nos aspectos que tangem à Segurança Privada da região. [ Halano ] Finalizo sendo muito otimista com os próximos anos, mesmo avaliando a economia nacional, acredito num incremento significativo em nosso setor. Esperamos muito por esse momento. Espero que a regulamentação da Lei 14.967 / 24 traga uma nova fase à Segurança Privada, com mais competência, responsabilidade e comprometimento dos empresários e contratantes.
ENTREVISTA EXCLUSIVA COM HALANO SOARES CUNHA PRESIDENTE DO SINDESP / CE
9