SINDESP / CE: INOVAÇÃO E OTIMISMO PARA O FUTURO
des de integração com as forças públicas de segurança. Com uma visão pragmática e ao mesmo tempo otimista, Halano aponta que o Ceará está preparado para crescer com responsabilidade, investindo na qualificação profissional e na incorporação de tecnologias como drones, reconhecimento facial e sistemas de monitoramento avançado. Ele reforça a importância de orientar empresas quanto à sustentabilidade financeira e defende a construção de parcerias inteligentes entre os setores público e privado para ampliar a eficácia da segurança em locais de grande circulação. A seguir, a entrevista.
Halano Soares Cunha, presidente do SINDESP / CE.
O
setor de Segurança Privada no Ceará atravessa um momento decisivo. A recente promulgação do Estatuto da Segurança Privada( Lei 14.967 / 24) representa não apenas a concretização de uma luta histórica, mas também um marco regulatório com potencial transformador para a atividade. Em entrevista à Revista SESVESP, o presidente do SINDESP / CE, Halano Soares Cunha, analisa os principais desafios e perspectivas do segmento em sua região, destacando o combate à clandestinidade, a necessidade de equilíbrio nos custos operacionais e as possibilida-
[ Revista SESVESP ] Quais são hoje os principais desafios regulatórios enfrentados pelo setor de Segurança Privada no seu estado? Além do Estatuto da Segurança, há alguma outra proposta em andamento que possa trazer impactos significativos para as empresas do setor em sua região? [ Halano Soares Cunha ] Sem dúvida alguma, o nosso principal desafio regulatório enfrentado em nosso setor, é o combate ao serviço clandestino. Com o novo estatuto da Segurança Privada, a polícia federal tem maior respaldo, definido claramente em lei, para coibir e penalizar os infratores. como também fiscalizar, orientar e punir os contratantes que não se adequarem a esse novo momento. Temos a necessidade de uma expansão responsável e bem regulada do nosso setor. A regulamentação do novo estatuto da segurança privada contempla todas as atualizações, que lutávamos por quase 20 anos.
[ RS ] Quais os desafios do setor de Segurança Privada na sua região para recrutar e reter Vigilantes quali-
8 ENTREVISTA EXCLUSIVA COM HALANO SOARES CUNHA PRESIDENTE DO SINDESP / CE