Revista 179 | Page 25

EDITORIAL ABREVIS

EDITORIAL ABREVIS

NOVOS TEMPOS REQUEREM NOVAS MENTALIDADES

Com a virada do milênio em contraposição as prioridades dos anos 60 , 70 , 80 , 90 e 2000 – das máquinas à tecnologia e seus processos de qualidade total –, os olhares se voltaram para a tecnologia da informação . O carimbo de eficiência estava agora nos processos informatizados , eram vistos como garantia de eficiência . Ao mesmo tempo , as tecnologias propiciavam medir melhor os processos e forneciam mais informação para auxiliar na decisão dos rumos a serem tomados pela empresa . A tecnologia da informação era a chave para o sucesso das corporações , hoje , todos nos somos reféns das tecnologias . Nos dias de hoje tudo isso ainda é importante , mas não bastam por si só . Todas as organizações têm acesso a maquinário , a qualidade que era um diferencial , hoje é obrigação , os processos estão estabelecidos e são fundamentais para o bom andamento da empresa como um todo , então 2026 .
NOVOS TEMPOS REQUEREM NOVAS MENTALIDADES ... Visto que podemos considerar que temos em mãos todas as ferramentas e estratégias negociais para o nosso dia a dia , podemos dizer que a lacuna organizacional faltante para o nosso setor era , inquestionavelmente a ausência do Estatuto . Com sua chegada , nos proporciona um conjunto normativos necessários , que visa regulamentar as atividades de segurança privada , englobando a todos , sejam eles , profissionais e serviços relacionados à proteção de pessoas , bens e patrimônios . A demora em sua aprovação trouxe consigo a expectativa e relevância de décadas , com certeza será o ponto de equilíbrio necessário . Já discutimos por vários momentos acerca da desigualdade na qualidade dos serviços , na falta de padronização e a atuação de empresas e profissionais não regulamentados , com o estatuto , estabelece-se critérios claros , critérios de cunho protetivo para ambos os participes , contratantes , contratados e trabalhadores .
CRÍTICAS E DESAFIOS Apesar dos avanços , algumas críticas ao Estatuto incluem - Burocracia excessiva : As exigências podem aumentar custos operacionais e dificultar a entrada de novas empresas . Conflitos de competência - Há debates sobre a necessidade de maior participação dos estados e municípios na fiscalização . Foco na segurança patrimonial - Setores sociais argumentam que o estatuto prioriza a proteção de bens materiais em detrimento de outras áreas sociais .
BENEFÍCIOS DA REGULAMENTAÇÃO A aprovação de um estatuto específico proporciona - Maior transparência no setor ; Proteção jurídica aos contratantes e contratados ; Valorização dos profissionais , que passam a ter mais garantias em sua função ; Redução da informalidade , combatendo práticas irregulares e empresas clandestinas . Na história , vimos muitas situações que mostraram ser mais bem geridas a partir do exemplo que damos , em nossas vidas empresariais precisamos replicar sempre aos nossos funcionários e parceiros mais próximos o bom proceder pessoal para que a nossa liderança gere resultado , mais que isso , precisamos colocar em prática o conhecimento acumulado despertando nossas habilidades que ao final se traduzirá em atitudes . O Estatuto da Vigilância , servirá como um parâmetro balizador , um novo começo , a oportunidade de gerar valor e princípios mais arraigados , podemos seguir esperança .
Por : Sandro Ataíde Moura , Vice-presidente Regional Nordeste Adjunto
Sandro Ataíde Moura , Vice-presidente José Jacobson Neto , Presidente Regional Nordeste Adjunto
Abrevis
( Conteúdo de responsabilidade de entidade que publica o texto )
25