Pressionada, cedeu
A confirmação da liberação dos blocos de rua de carnaval pela Prefeitura de Palmas foi confirmada somente no dia 26 de fevereiro, a apenas três dias do Carnaval. O anúncio também veio em postagem no Twitter. Em nota oficial, o Executivo defendeu que a prefeita Cinthia Ribeiro “nunca foi contra nenhuma manifestação cultural, desde que dentro da legalidade”. A autorização aconteceu após reunião com representantes do bloco “Ao Varar da Meia Noite”, que capitaneou a mobilização.
Com a movimentação nas redes o município não só liberou o “Ao Varar da Meia Noite”, como também autorizou a programação de carnaval do bar Mujica. Parceiros, o estabelecimento e o bloco conseguiram a liberação para utilizar a rua SE-11 da 104 Sul, mas com algumas ressalvas, como a impedimento à instalações de qualquer estrutura. O bloco e bar também assumiram a responsabilidade pela limpeza e teve que obedecer os limites de emissão sonora.
Alternativa
Os palmenses compareceram em peso nos três dias de programação organizados pelo “Ao Varar da Meia Noite” e bar Mujica. Bandas, DJs, concurso de melhor fantasia animaram o Carnaval da Capital. Apesar da festa ter acontecido, o caso é considerado uma perda política à prefeita Cinthia Ribeiro, mas foi um ganho para a cena. Um exemplo de como a mobilização pode dar alternativas de manifestação cultural.