Resumão - Portal do Piloto Edição 02 | Page 19

PÁG 19

Incômodo no ouvido

De acordo com o otorrinolaringologista Agrício Crespo, quando o avião sobe, a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui e o ar no ouvido se expande, igualando a pressão do ouvido à do ambiente. Durante a descida, ocorre o contrário - conforme a altitude diminui, a pressão atmosférica aumenta e o volume de ar no ouvido diminui, gerando uma pressão negativa. Essa diferença de pressão é o que causa a dor de ouvido ou aquela sensação de ouvido tampado, principalmente nas crianças.

Se o avião estiver, por exemplo, a 11 mil metros de altitude, há menos oxigênio disponível e a umidade relativa do ar é mais baixa, o que facilita a desidratação e o ressecamento das vias respiratórias. Segundo o médico, para evitar esses desconfortos, a dica é evitar dormir na decolagem e no pouso, mastigar sempre algum alimento e, no caso das crianças, os pais devem sempre oferecer algum líquido.

Quando nos referimos às roupas, devemos sempre dar prioridade para aquelas leves e confortáveis e evitar roupas novas, calçados novos, a fim de evitar qualquer desconforto na hora da viagem.

Outro detalhe é a importância de ter a carteira de vacinação atualizada, principalmente com as vacinas contra tétano, hepatite A e hepatite B.