98
4 . // Principais destaques dos perfis sociodemográficos das PSSA acompanhadas pelo projeto “ Estou tão perto que não me vês ”
Em termos de perfil geral das PSSA acompanhadas pelo projeto destacam-se como características principais do grupo o facto de serem maioritariamente : homens , jovens , solteiros , em idade ativa , de nacionalidade não portuguesa ( em que se destacam como países de origem : Timor , Marrocos , Argélia e Índia ), migrantes laborais , em situação não regular em Portugal e em que o desemprego e / ou falta de trabalho determinou a sua situação de máxima vulnerabilidade , isto é , na situação de sem-abrigo “ Sem teto ”.
A intervenção assegurada pela equipa projeto “ Estou tão perto que não me vês ” e , em particular por diversos serviços da Cáritas de Beja permitiu garantir a estas pessoas uma resposta de emergência fundamental assegurando-lhes apoio na satisfação de necessidades básicas ao nível das refeições , higiene e vestuário , e , também , em muitos casos , de alojamento , até ao limite da capacidade instalada na cidade de Beja de alojamento temporário para pessoas Sem Casa . Ao apoio disponibilizado pela Cáritas também se somou o de outras entidades locais , entre as quais a Associação Estar e o GIP Imigrante .
Este grupo predominante distingue-se pela sua mobilidade e impermanência nos locais , o que dificultou , e até impediu , em alguns casos , um acompanhamento mais consistente e prolongado pela equipa do projeto ( em 5,15 % dos casos sinalizados não foi possível , inclusive , atribuir gestor de caso ). A ambição maior dos migrantes laborais é o de garantir melhores condições de vida e arranjar trabalho , motivos que justificam a sua vinda para e / ou passagem por Portugal e , em particular , por Beja , e que motiva a sua deslocação frequente para diferentes destinos . O término do acompanhamento garantido pelo projeto em 61,68 % dos casos resulta , precisamente , da decisão individual de saída do projeto .
19,63 % das 371 PSSA , em que já foi dada por terminada a intervenção no projeto , transitou da situação , em concreto 63 pessoas . Destas a grande maioria ( 63,4 %) conseguiu arranjar emprego .
No grupo geral das pessoas apoiadas pelo projeto , importa , adicionalmente , salientar a existência de um subgrupo com características específicas que importa distinguir e caracterizar . Este subgrupo é constituído por PSSA com mais idade , onde a nacionalidade portuguesa é mais expressiva e em que a situação de sem-abrigo dura há mais tempo , com casos inclusive há mais de 5 e 10 anos . Este grupo é e / ou foi acompanhado de forma regular , em média , durante mais tempo pela equipa do projeto e caracteriza-se , também , por ter : casos de pessoas reincidentes na situação de sem-abrigo ; pessoas ainda estudantes ou já reformadas , com níveis médios de habilitação escolar mais baixos – incluindo casos sem qualquer nível de escolaridade e / ou que não sabem ler nem escrever .
Caracterização do perfil das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo apoiadas pelo projeto " Estou tão perto que não me vês " e dos efeitos gerados pelo projeto nos seus percursos de vida - ALT20-06-4230-FSE-000039 – PROC 007 / 2022