99
Neste subgrupo é mais expressivo o número de pessoas com registo criminal ( presos por furto ou tráfico de estupefacientes ), com historial de dependência de álcool e / ou drogas , sendo , inclusivamente essa uma das principais razões invocadas para justificar a sua situação de sem-abrigo ( 64 %). A maior parte das PSSA do projeto acompanhadas pelo CRI ( 62,67 %) e / ou os identificadas como tendo estado em unidade de desabituação ( 100,00 %) pertencem a este subgrupo . É também muito mais significativo o número de PSSA identificadas como possuidoras de doenças do foro psiquiátrico e em que os problemas de saúde mental e outros problemas de saúde são os principais fatores que justificam a sua situação .
Pelo perfil específico do grupo e das problemáticas estruturais associadas à situação são muitos os casos ( correspondente a 32,46 % do total das PSSA em acompanhamento à data de 30 de novembro de 2023 ) que ainda se encontram em acompanhamento , a maioria dos quais desde os primeiros meses de existência e intervenção do projeto .
O apoio a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Beja é uma necessidade sistemática e que se consolidou , infelizmente , como sendo estrutural face ao perfil constante de novos casos que foram surgindo todos os dias , semanas e meses desde o início do projeto em fevereiro de 2022 . Nos últimos 5 meses ( de julho a novembro de 2023 ) foram sinalizadas mais 54 pessoas e que representam 47,37 % do grupo de 114 ainda em acompanhamento . Ao grupo específico em acompanhamento de “ média e longa duração ” foram sempre se juntando , infelizmente , muitos e novos casos .
Cofinanciado por :