RelatórioFinal_PSSA | Page 12

11
// a . Deve ser garantido às pessoas necessitadas o acesso a habitação social ou a uma ajuda à habitação de boa qualidade ;
// b . As pessoas vulneráveis têm direito a assistência e a proteção adequadas em caso de despejo ;
// c . Devem ser disponibilizados às pessoas em situação de sem-abrigo alojamento e serviços adequados para promover a sua inclusão social ( Parlamento Europeu , Conselho da União Europeia & Comissão Europeia , 2017 , p . 21 ).
As razões que levam alguém a ficar numa situação de elevada carência material são múltiplas e , na maioria dos casos observados , resulta de efeitos multiplicadores , sendo de grande importância investir-se em estratégias que possam prevenir , ou atenuar , estas situações . Torna-se , por isso , fundamental , conhecer o perfil das PSSA para identificar as suas principais problemáticas e determinar quais as melhores estratégias de trabalho colaborativo que podem contribuir para a sua efetiva inclusão .
Até 30 de novembro de 2023 , dados a que o presente relatório se reporta , a Cáritas Diocesana de Beja ( Cáritas de Beja ) sinalizou através do projeto “ Estou tão perto que não me vês ” um total de 466 PSSA . O muito significativo e preocupante número de pessoas nacionais e estrangeiras que recorreram ao apoio prestado no âmbito do projeto valida , só por si , a importância do mesmo .
Este projeto permitiu , pela primeira vez , objetivar a realidade das PSSA na cidade de Beja e apresentar uma caracterização do seu perfil , trabalhada em rede com outras entidades de governança local , regional e nacional e organizações de solidariedade social , num esforço conjunto para a sua capacitação e , consequentemente , para a melhoria das condições de vida dos grupos mais vulneráveis e social e economicamente excluídos .
Além disso , ao dar voz às opiniões e expetativas das pessoas beneficiárias e ex-beneficiárias , bem como , da equipa técnica do projeto e de empregadores de ex-beneficiárias / os , sobre o apoio providenciado , garantimos que as suas perspetivas e necessidades sejam devidamente consideradas . Isso não apenas enriquece a compreensão do impacte real do projeto , mas , também , possibilita a adaptação do mesmo para melhor atender às necessidades e aspirações das pessoas em situação de sem-abrigo , tornando-o uma ferramenta mais eficaz na promoção de mudanças positivas nas suas trajetórias de vida .
As partes que compõem o relatório que se apresenta estão organizadas de forma a permitir a análise :
// do perfil global das PSSA e de perfis específicos em função da condição : a ) de sem-abrigo – Sem Casa , Sem Teto e Em Risco e b ) de pertença ao grupo em acompanhamento ( à data de 30 de novembro de 2023 ), e
// dos principais efeitos gerados pelo projeto na vida pessoal das / os beneficiária / os .
Cofinanciado por :