RelatórioFinal_PSSA | Page 106

105
No futuro , imaginam-se a viver , a trabalhar e a constituir família em Portugal . Dois deles , referiram , começaram , com apoio de uma organização não governamental local , a aprender a língua portuguesa . Por fim , no final da entrevista , reiteraram : precisam de encontrar trabalho . Um qualquer trabalho que lhes permita subsistir e organizar as suas vidas .
5.1.2 . // Casos singulares de percursos de vida que conduziram à situação de sem-abrigo
Apresentamos , de seguida , a história de vida de três beneficiários / as do projeto - dois homens e uma mulher - frequentadores do espaço Estórias com alguma continuidade e permanência . Fazem parte do subgrupo de PSSA em acompanhamento há mais tempo . As suas histórias de vida singulares dão a conhecer caminhos diferentes para chegar à condição de PSSA .
Caracterização e percurso de vida
A primeira situação que descrevemos corresponde à de um indivíduo do sexo masculino , com 42 anos , natural de Beja . Todo o seu percurso de vida situa-se em Beja , com residência , ou estadia , localizadas no centro ou em zonas mais periféricas da cidade . Analfabeto e sem escolaridade obrigatória , abraçou , desde sempre , nos períodos intercalados em que exerceu uma atividade profissional , trabalhos precários que , como referiu , aconteceram sem ser preciso alguma posse de estudos . Começou cedo , contratado por uma das juntas de freguesia do município de Beja , como empregado indiferenciado a trabalhar na limpeza de valetas – refere que « nem me lembro da idade para ser sincero , mas era novinho ». A precaridade associada à perda de trabalho , ausência de escolaridade , ausência de rendimentos / poupanças , e problemas de saúde , tornaram-se pesos pesados de contrariar . O discurso ouvido , e aqui resumido , apresenta bem a sua situação :
Começou cedo a trabalhar para a Junta , acabou o contrato e foi colocado , enquanto beneficiário do rendimento social de inserção , na quinta de Santo António , com o objetivo de obter a escolaridade obrigatória . Durante esse período da sua vida , referiu que teve comportamentos aditivos , abandonou a oportunidade de estudar e de obter a escolaridade básica . Acrescenta , em paralelo , que teve uma vivência familiar pesada ( morte da mãe , morte da companheira , vontade de não ‘ pesar ’ aos familiares próximospai e irmã ). No presente , refere , já não tem comportamento aditivos , embora continue a ser acompanhado no CAT . Encontra-se desempregado e , não possui , desde há longa data , trabalho regular . Por vezes , ganhava algum dinheiro a trabalhar para um familiar próximo que , entretanto , se reformou e já não exerce atividade profissional .
Cofinanciado por :