RELATÓRIO DE ATIVIDADES- 2017 | www. fetagrs. org. br
FETAG-RS
FALTA DE RENDA MARCOU O ANO DE 2017 NAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR
C o m a p r o x i m a d a m e n t e 3 8 0. 0 0 0 estabelecimentos, o estado do Rio Grande do Sul é o 3 º na posição nacional em número de estabelecimentos da agricultura familiar, ficando atrás apenas do estado da Bahia( 1 º) e de Minas Gerais( 2 º). Este dado reforça a importância do setor para a economia do Estado e do país. Contudo, neste último período, esta importância não foi reflexo do orçamento destinado às políticas públicas para os programas e nem para a efetividade de uma política agrícola que ofereça garantia de renda mínima aos agricultores familiares gaúchos.
O ano de 2017 foi marcado por safras com produtividades satisfatórias que demonstram a eficiência dos nossos agricultores, mas com queda da cotação dos produtos, que foi mais acentuado no leite com cotações próximas à R $ 0,75 o litro, na soja com cotações próximas à R $ 58,00 a saca de 60kg, no arroz com cotações próximas a R $ 38,00 a saca de 50kg, no tabaco com cotação próxima a R $ 8,63 o kg, no trigo com cotações próximas a R $ 29,00 a saca de 60kg, porém este último com uma quebra de safra de 50 % decorrente ao excesso de chuva no plantio.
É importante ressaltar também o aumento no custo de produção, acrescido pelas frequentes elevações no preço da energia elétrica e do óleo diesel, dois insumos fundamentais para todas as cadeias produtivas. Além destes, os insumos que têm variação controlada pelo preço do dólar, como fertilizantes e agrotóxicos, também registraram alta no período.
A renda a menor registrada no orçamento das famílias rurais gaúchas no ano de 2017, tem esses dois pilares como centrais. E olhando para este cenário, fica evidente a ausência da mão do Estado na regulação do mercado importador de produtos primários e no controle dos estoques para eliminar excedentes e evitar a exacerbada oscilação dos preços. Além disso, há uma pesada carga tributária onerando todas as etapas do processo produtivo da agricultura familiar, comprometendo a competitividade frente aos países vizinhos.
12