04
A reforma política, bem como o termo "política", pode ter não um único significado, mas inúmeras ou incontáveis
interpretações.
Passemos então, a analisar algumas delas:
O artigo "A reforma política - um Brasil que queremos", escrito por Lidson José Tomass, e publicado no Portal Âmbito Jurídico.com.br, afirma que é preciso um sistema eleitoral moderno para melhorar a qualidade da política. "Os políticos tradicionais têm horror à reforma política, porque ela pode mudar a situação atual onde eles usam e manipulam o eleitor e são pouco cobrados". Com essa leitura, podemos então, corroborar que a falta da reforma política seria a responsável pelo caos instaurado no sistema político brasileiro?!! Prossigamos!
Já Diogo Antônio Rodriguez, autor de "O que é reforma política?", publicado no Portal Mundo Estranho, assentiu que o processo se configura como um conjunto de propostas de lei e regulamentações para alterar certos aspectos do nosso sistema político. "Ela tem vários objetivos, como facilitar a participação da população na política, diminuir a corrupção ou reduzir os gastos públicos". Sendo assim, segundo o autor, levando em conta que a falta ou até mesmo a atrofiação de um processo como esse, podemos então assumir que atualmente vivemos em uma sociedade onde a população não participa da política, onde a corrupção não vai ter fim, e também onde os gastos públicos nunca serão reduzidos. O perfil te lembrou algum país que você já tenha visitado ou vivido em algum momento? Talvez. Veja o porquê!
Histórico
Entenda que uma reforma política nunca foi aprovada no Brasil desde o início da República. Passando apenas por pequenas alterações pontuais como as propostas com a conclusão da Constituição de 1988, por exemplo. Por conta disso, as leis que regem a eleição no país ainda baseiam-se no o Código Eleitoral, de 1965, e a Lei Eleitoral, de 1997.
Atualmente, vivemos em um regime de presidencialismo, onde, o presidente atua como Chefe do Estado e do Governo. Tendo como função escolher os seus ministros de forma indireta.
Ulysses Guimarães
Para falar de reformas, não há como deixar de lado e não mencionar o ativista e grande ícone
Ivan Trindade
Reforma Política
Propostas X Interesses