Reflexões no Livro de Rute | Page 39

Rute - Introdução
por todos que se encontram nesta fase da vida . Lembremonos da advertência clara nas Escrituras : “ Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula ; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará ” ( Hb 13:4 ). Nessa ocasião , na eira , de noite , Rute deixa o seu amado saber do seu interesse em se casar com ele . Ele , por sua vez , promete fazer o máximo possível a fim de completar o gozo da moabita .
Capítulo 4 - Núpcias Nós nos admiramos de Boaz na entrada da cidade de Belém ao tratar do assunto do casamento com Rute , além da aquisição dos direitos de usufruto da terra do falecido , Elimeleque . Ele , com dignidade , fez questão de fazer tudo de forma transparente , honesta e legal . Quando tudo ficou resolvido , ninguém tinha como levantar um dedo a fim de acusar o belemita de engano , fraude ou suborno . As testemunhas só podiam felicitar a noiva e desejar que ela fosse uma mãe em Israel .
Lições quanto às igrejas de Deus não faltam neste livro tão interessante . A cidade de Belém , significando “ casa de pão ”, serve como ilustração de uma igreja de Deus . Ela deve ser como “ casa de pão ” para todos os membros . Deve até sobrar “ pão ” para todas as pessoas na localidade !
Capítulo 1 - Afastamento da igreja de Deus Parece que nem todos os crentes estão contentes na comunhão de uma igreja de Deus . Havendo problemas na família , parece que a igreja é culpada porque os envolvidos se afastam das reuniões , mesmo sabendo que a igreja não tem nada a ver com os problemas . Enfim , há o desligamento total da igreja . Que tristeza ! A maioria dessas pessoas manifestam que nunca foram salvas . Às vezes , um crente genuíno pode cair nesse buraco . Contudo , notícias da disponibilidade de pão na igreja pode despertar o desviado , criando nele o desejo de retornar . Que dia bom quando esse desviado , unindo humildade e coragem , toma os primeiros passos , tendo em vista a sua recepção de volta na comunhão da igreja .
37