Reflexões no Livro de Rute | Page 38

Rute - Introdução
ENSINO PRÁTICO Sem dúvida o livro de Rute contém várias lições práticas para os crentes de hoje , nesse sentido , pode-se dividir o livro da seguinte maneira :
Capítulo 1 - Naufrágio Esta família belemita , virando as suas costas para a sua herança na “ casa de pão ” durante um período de fome , é como aqueles que fazem “ naufrágio na fé ” ( 1Tm 1:19 ). Alguns crentes , no início da sua carreira espiritual , parecem desfrutar da sua salvação . Com o passar do tempo , contudo , por um motivo ou outro , começam a se afastar da companhia dos crentes . Piorando a situação , por fim , fazem naufrágio espiritual . Por que é que poucas dessas pessoas procuram o caminho de volta ? Felizmente , há pessoas , como Noemi , que tomam a decisão de mudar o rumo da sua vida , e de retomar interesse nas coisas de Deus . Este capítulo nos convence que a recuperação dos desviados é uma grande possibilidade .
Capítulo 2 - Nutrição Noemi e Rute , de volta em Belém , precisavam de sustento . Rute , achando-se ativa e disposta , sai a fim de buscar emprego . Sendo a época o “ princípio da sega das cevadas ” ( 1:22 ) era relativamente fácil para ela encontrar o serviço de respigadeira no campo de um fazendeiro desconhecido . O trabalho , mesmo sendo humilde e duro , garantiu sustento para as duas viúvas . Deve-se fazer grande esforço para poder sobreviver neste mundo . Na ocasião de incapacidade , por exemplo , o caso de Noemi , outros na família têm que unir esforços para poder ajudar . Enfim , com dedicação e persistência as duas encararam os ventos de adversidade , e venceram .
Capítulo 3 - Namoro Tornando-se óbvios os laços de amor entre Rute e Boaz , Noemi , divulga um plano visando casamento . Observamos com grande interesse a pureza , castidade e santidade de um casal de namorados sozinho na eira de noite . O padrão de moralidade demonstrado por Boaz e Rute deve ser mantido
36