Rute - Introdução
ESTRUTURA DO LIVRO Todos os livros da Bíblia são cuidadosamente confeccionados . Na verdade , não pode ser de outra maneira já que os escritores dos sessenta e seis livros eram homens santos “ movidos pelo Espírito Santo ” ( 2Pe 1:21 ARA ). As palavras que escreveram eram calorosas como resultado do hálito de Deus , pois Deus soprou nelas , tornando-as vivas : “ Toda a Escritura é inspirada por Deus ...” ( 2Tm 3:16 ARA ). Assim , sendo o Espírito Santo o arquiteto divino por trás da composição da Palavra de Deus podemos esperar uma obra perfeita .
Veja só a seguinte tabela quanto à estrutura dos 4 capítulos de Rute .
O livro de Rute é perfeitamente construído na forma de um “ U ”, isto é , as duas extremidades , capítulos um e quatro , correspondem de várias maneiras bem como os capítulos dois e três . O quadro acima mostra alguns detalhes quanto a esse assunto , mas o leitor , pesquisando atentamente nestes quatro capítulos , encontrará mais comparações e contrastes .
ENSINO DO LIVRO Pode-se aproveitar o livro de Rute para aplicar uma variedade de ensinos , por exemplo :
• ensino histórico
• ensino prático
• ensino dispensacional
• ensino evangelístico
ENSINO HISTÓRICO O conteúdo do livro de Rute , sendo um relato verídico , deixa transparecer o que realmente aconteceu no tocante a uma família de Belém nos dias dos juízes . Devemos aprender através dos erros na vida de Elimeleque a fim de evitar os mesmos na nossa . Cada capítulo apresenta-nos uma faceta diferente de acontecimentos históricos que , porventura , se
30