REF&H - Edição 76 (Março - Junho/2016) Versão reduzida | Page 6

GESTÃO COM CIÊNCIA

Edvaldo de Farias

Sócio-Diretor da Movimento Humano Treinamento e Desenvolvimento

www.movimentohumano.com.br

INOVAÇÃO:

Não há dúvidas, e até mesmo existe unanimidade quanto ao fato de que a inovação não está nas empresas, mas sim nas pessoas e nas suas formas de lidar com a realidade em busca de melhorias nela.

Assim, e partindo desta premissa, podemos admitir que investir, reconhecer e engajar seus colaboradores neste processo é um caminho saudável e eficaz para que surja um “ambiente de aprendizagem” no qual mentes criativas e inovadoras possam prosperar e levar junto seu negócio.

Em artigos anteriores, afirmamos que a retenção dos talentos nas empresas, sobretudo de serviços como é o nosso caso, vem se mostrando, há algum

tempo, poderosa estratégia de diferenciação mercadológica, na medida em que a globalização operou a migração do centro das atenções e investimentos do capital financeiro para o capital intelectual, como bem nos apresentaram Stewart (1998) e Sveiby (2000) ao atribuírem às pessoas e seus talentos o papel de “vantagem competitiva do século XXI” e “nova riqueza das organizações”, respectivamente.

Mas se por um lado esta realidade bate à nossa porta e nos obriga, como gestores e tomadores de decisões, a rever prioridades de investimentos e, talvez, mudar foco e ritmo das ações estratégicas, por outro, apresenta-se diante de nós uma questão paradoxal:

Ela acontece

na sua empresa?

como equacionar essa problemática se o mercado de alto grau de competividade demanda inovações constantes enquanto os profissionais, em sua grande maioria, buscam apenas e tão somente realização pessoal e remunerações maiores?

Bom, nesse momento é importante registrar que ao falarmos sobre o desenvolvimento de uma cultura de inovação nas nossas empresas do segmento fitness não estamos associando isso exclusivamente a investimentos em capacitação, treinamentos, sala de aula e cursos formais. Falamos de algo maior, mais subjetivo, mas, de forma alguma, menos importante: PRODUÇÃO DA INOVAÇÃO.

08 | Empresário Fitness & Health | Março - Junho / 2016