4) Site pronto para mobile
Seu site precisa ser responsivo, isso significa que deve estar preparado para abrir em celulares e tablets, com textos legíveis e links fáceis de clicar. Usar o AMP (Accelerated Mobile Pages) é desejável, pois deixa a experiência de navegação ainda melhor.
5) Cadastre-se no Google Meu Negócio
O cadastro é gratuito e você mesmo pode fazer. Assim, sua academia irá aparecer em destaque, com mapa e outras informações quando for procurada em diversos dispositivos. O endereço é: https://www.google.com/intl/pt-BR/business/ (Dica: crie um gmail para a academia e use a mesma conta para todos os produtos Google).
6) Dados do Facebook atualizados
Verifique se os dados da academia estão atualizados na aba “sobre”. Endereço, telefone e horário de funcionamento é o mínimo que você deve disponibilizar.
7) Transforme a página da academia em negócio local
A página sendo um negócio local permite que os clientes façam check-in quando estiverem na academia, assim os amigos do seu cliente verão a sua marca e poderão se tornar clientes também.
8) Use o wi-fi do Facebook
Com roteadores específicos é possível oferecer internet gratuita para seus clientes que, para acessarem, terão que fazer o check-in na academia. O roteador não é caro, é simples de instalar e configurar, podendo ser feito por você. Esse serviço não pode ser usado por uma rede de academias, salvo se cada unidade tiver a sua página.
9) Faça publicações regulares nas redes sociais
Se você optou por ter a academia presente nas redes sociais, precisa mantê-la ativa. Mesmo que só possa fazer uma publicação por dia. Se não tem uma equipe para criar o conteúdo, publique links de textos do blog da academia ou faça curadoria de conteúdo, ou seja, encontre textos interessantes e publique o link, sugerindo a leitura.
Publicar fotos e vídeos pode ser uma boa estratégia, apenas tenha o cuidado de ter autorização das pessoas pelo uso da imagem.
Lembre-se de responder a todos os comentários deixados, mesmo que seja com apenas uma figurinha ou emoticon.
10) Textos sobre imagens têm que ser legíveis
É uma tentação colocar todas as informações na imagem que você vai publicar nas redes sociais, mas lembre-se que a maioria das pessoas irá vê-la no celular, será que vão conseguir ler tudo em uma tela minúscula? Considere usar uma imagem que chame a atenção e apenas uma frase ou uma palavra que possa indicar o assunto. Deixe para escrever as demais informações no corpo do texto (legenda).
2) Verifique seu site
Abra agora o site da academia e clique em cada um dos links disponíveis. Leia o conteúdo das páginas. Tenho certeza que encontrará muita coisa desatualizada. Certifique-se que o e-mail, endereço e telefone estejam bem visíveis. Tome nota e corrija o quanto antes. Isso inclui links que não funcionam e formulários de contato.
Digite no Google, em uma página anônima ou de visitante a expressão: site:www.suaacademia.com.br – assim mesmo sem espaço. O Google irá retornar cada uma das páginas que estão indexadas. Agora compare o que ele retornou com o que existe de verdade. Se houver diferença, e é provável que haja, corrija. Se você tem mais páginas do que aparece, será prejudicado nas buscas, pois menos páginas serão encontradas. Se você tem no site menos páginas do que aparece nas buscas, isso pode significar que páginas antigas continuam indexadas, ou seja, as pessoas serão levadas para páginas com informações desatualizadas, muitas vezes pedaços de um site antigo deixado para trás. Tome nota e se não tem conhecimento para arrumar isso, considere contratar alguém que faça. O Google preza muito pela experiência do leitor.
3) Considere criar uma área de blog no site.
Quanto mais páginas com conteúdo da academia, melhor para o Google indexar. Se tiver uma área de blog que for atualizada regularmente, logo terá um site com muitas páginas. Deixe a desculpa da falta de tempo de lado. Se escrever dois textos por mês, no final de um ano o site terá 24 páginas a mais. Mas não vale qualquer texto!
Pense nas principais dores dos seus clientes e escreva soluções para elas. Use as palavras chave que correspondam ao assunto criando expressões que provavelmente serão usadas pelas pessoas nas buscas.
Ter um posicionamento digital definido é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa nos dias de hoje.
14 | Empresário Fitness & Health | Novembro - Dezembro / 2016