REF&H - Edicao 79 (Novembro-Dezembro/2016) | Page 13

DIGITAL

Denise Carceroni

Gerente de mídia social na empresa InterConectada Comunicação

[email protected]

Fui desafiada a criar uma lista de ações de marketing digital que podem ajudar sua academia a voltar a crescer em 2017, já que no ano de 2016 passamos pela pior crise dos últimos anos.

Por falar em crise, a minha mais remota lembrança sobre a economia do país é de alguém falando que estamos em crise, ela sempre é a maior, sempre é a pior dos últimos anos. Nessa época, o Ministro da Fazenda era Delfim Neto e o regime de governo era militar, de lá pra cá muita coisa mudou, menos a tal da crise. Mesmo quando os números indicam o crescimento do país, tem alguém falando dela, o que me leva a pensar qual seria o diferencial das empresas que sobrevivem a ela. E duas respostas me vêm à cabeça: é a forma de encarar a situação e de se posicionar.

Quanto à forma de encarar a situação, não tenho muito o que dizer, a não ser que são os empresários proativos que sobrevivem. Os passivos morrem, muitas vezes na praia. No mercado de academias são representados por aqueles que abrem as portas e acham que o cliente vai passar em frente, entrar e ficar, só porque a academia é nova, bonita e tem preço justo. Ledo engano, é preciso fazer a mágica acontecer.

Já sobre a forma de se posicionar, poderia escrever um longo texto falando sobre missão, visão, e público alvo, etc; assuntos de extrema importância quando tratamos de posicionamento. No entanto, vou me ater ao desafio e falar sobre o tema, mas do ponto de vista do marketing digital.

Ter um posicionamento digital definido é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa nos dias de hoje. Se você ainda duvida disso, sugiro ler um pouco sobre ZMOT. O ponto de partida do posicionamento digital deve ser o

site da academia, e se você seguiu a minha recomendação (ler sobre ZMOT), vai entender o motivo. A partir do site, ter uma área de blog, participar de redes sociais, usar e-mail marketing, criar um funil de vendas, ter um app são ações que podem trazer bons resultados para a academia quando bem planejadas. A questão é que, na maioria das vezes, o planejamento é zero, e as ações são feitas baseadas naquilo que o concorrente fez ou que ouviu-alguém-dizer-que-era-bom.

Reuni 13 dicas para colocar sua academia nos trilhos novamente e organizar a presença digital, antes de dar mais um passo. Algumas você poderá colocar em prática imediatamente!

1) Não economize, use os recursos de forma inteligente

A tendência em tempos de crise é sair cortando despesas. Não está errado, mas você precisa diferenciar despesas de investimento. Investir com inteligência pode significar que irá gastar menos, pode significar também que poderá usar a mesma quantia em mais de uma ação. Cuidado para o barato não sair caro, como o velho ditado diz. Algumas ações você poderá fazer sozinho, outras, precisará de ajuda profissional.

Planeje seus investimentos de forma hierarquizada, priorize o que é mais importante. Nem pense em investir em um app para a academia se o site está desatualizado e as redes sociais não funcionam como deveriam, por exemplo.

Novembro - Dezembro / 2016 | Empresário Fitness & Health | 13