RCM PHOTOGRAPHY MAGAZINE 6 Nº 6 | Page 18

Qual o melhor sítio para passar o Carnaval em Portugal

Um pouco de norte a sul, o país sai à rua, mascarado a rigor, para durante três dias dar rédea solta à alegria e folia e celebrar o Carnaval. Esta é uma tradição que tem séculos de existência no nosso país e que continua a levar multidões à rua. Decidimos fazer um mini-roteiro por quatro dos locais onde a festa costuma ser de arromba. Começamos por Torres Vedras, que tem aquele que é considerado o Carnaval mais português, apanhamos o avião até à Madeira, regressamos a Alcobaça e terminamos em Ovar. Acompanha-nos?

Torres Vedras, o Carnaval mais português

Um dos carnavais mais famosos de Portugal é, sem dúvida, o de Torres Vedras, também apelidado como o mais português de todos, pois mantém intactas as suas tradições. É também o mais antigo, pois os primeiros registos são de 1572. E a verdade é que em Torres, toda a gente se junta à festa. Novos e velhos, homens e mulheres, todos se preparam para as celebrações de arromba. Um dos momentos altos é o do desfile dos corsos, com os carros alegóricos, as famosas matrafonas (homens mascarados de mulheres, de preferência com roupas que lhes ficam especialmente mal), os igualmente famosos cabeçudos (bonecos gigantes), acompanhados pelos Zés-Pereiras. No entanto, a assistir, quase todos estão mascarados, e a interação entre o público e quem desfila é grande, sobretudo com o arremesso de “cocotes” (pequenos objetos feitos de papel e restos de serradura e borracha). A noite de sábado também é particularmente animada, com desfiles de grupos de mascarados e a atuação de bandas locais, bem no centro da cidade.

SAIBA MAIS EM: http://www.carnavaldetorres.com

Madeira, o Carnaval mais exuberante

É também um dos mais famosos carnavais do país e a festa costuma ser de arromba. Vale mesmo a pena voar até esta ilha no meio do Atlântico para participar naquele que é um dos carnavais mais coloridos do país. A fama tem razão de ser e o bom tempo que normalmente se faz sentir ajuda. Um dos pontos altos é assistir ao desfile dos cortejos alegóricos, na noite de sábado, em que os participantes que integram os grupos temáticos desfilam pelas principais avenidas do Funchal, normalmente vestidos de corres muito garridas. Outro dos pontos altos da festa é o divertido Cortejo Trapalhão, na terça-feira, em que todos são convidados a dar azo à criatividade.

Este é um desfile de cariz popular e, como o próprio

nome indica, o humor e a sátira social estão muito presentes e normalmente vêem-se bastantes disfarces burlescos, numa demonstração humorística da realidade regional, nacional e internacional. Após os desfiles, a celebração continua na Praça do Município, com a atuação de grupos musicais. A festa também chega aos principais hotéis, bares e discotecas da cidade, que organizam eventos para assinalar a época. Mas o Carnaval não se vive apenas no Funchal. Sendo uma das festas preferidas dos madeirenses, um pouco por toda a ilha se brinca e se cumprem as tradições. Uma das mais conhecidas é a Festa dos Compadres, de Santana, e que conta com a presença de bonecos fantoche em tamanho gigante.

Conheça a programação deste ano: http://www.visitmadeira.pt/carnaval

Alcobaça, o Carnaval mais longo

Se normalmente três dias bastam para fazer a festa, em Alcobaça não. Aqui as celebrações são rijas, com muita animação e alegria, e o Carnaval dura cinco dias. A Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Alcobaça, é o cenário eleito para se montar uma tenda gigante por onde vão passar muitos grupos musicais e onde haverá um concurso de máscaras que premeia as melhores fantasias que passarem pela tenda. O tema deste ano é o amor e por isso esperam-se muitas máscaras românticas nas ruas. Outra das tradições é que todas as pessoas saiam de branco para a rua.